fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:35 Sem categoria

18º Conferência Estadual dos Bancários Fetec-CUT começa na sexta, dia 1º

pactu_noticia_27062016_111855

Os bancários do Paraná se reúnem entre os dias 1 e 3 de julho, em Toledo, para eleger as propostas prioritárias da categoria para a campanha salarial 2016.  A 18º Conferência Estadual dos Bancários é promovida pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná – Fetec-CUT. As prioridades já eleitas pelas conferências regionais são: índice de reajuste, inflação projetada pelo DIEESE, manutenção do nível de emprego com atenção especial à aquisição do HSBC pelo Bradesco, transformação de agências físicas em digitais, as ameaças de privatizações e achaque de Temer aos direitos trabalhistas.

A Conferência terá cerca de 300 delegados e contará com palestras de Emir Sader, filósofo e cientista político, Eduardo Fagnani – Prof. do Instituto de Economia da UNICAMP, Antônio Augusto Queiroz – Coordenador do DIAP e Roberto Antônio Von der Osten – Presidente da Contraf-CUT. As propostas eleitas serão encaminhadas para a Conferência Nacional dos Bancários, de 29 a 31 de julho, em São Paulo. A data-base dos bancários é em 1º de setembro e a Convenção Coletiva da categoria é válida para o todos os estados brasileiros.

O presidente da Fetec-CUT, Júnior César Dias, destaca que uma das prioridades é discutir as condições de trabalho nos bancos que tem elevado o índice de doenças ocupacionais. Na área de saúde do trabalhador, serão enfatizados: fim das metas abusivas, controle de filas nas agências, monitoramento de novas tecnologias, atividades repetitivas e combate ao assédio sexual e/ou moral.

“As doenças ocupacionais entre os bancários têm aumentado a níveis muito preocupantes. Essa é uma discussão que não pode ser mais ignorada pelos banqueiros. Vamos reforçar e estabelecer novas metas na área da saúde e cobrar incansavelmente para que elas sejam cumpridas”, afirmou Dias.

Convergência – O presidente do sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, enfatiza a unidade existente entre os dirigentes sindicais e os filiados em torno das propostas que serão levadas ao debate. Ele conta que em Curitiba foram feitas diversas discussões durante a conferência regional com ampla participação da base e da direção. Fichas de consulta foram distribuídas para os bancários e respeitando as respostas da categoria é que as propostas são construídas para a Conferência Estadual.

“É toda essa construção, muito bem debatida com a categoria, desde as bases, que faz a diferença na nossa campanha salarial. A conjuntura atual exige muito preparo e planejamento. É isso que estamos fazendo”, afirmou Jordão.

Consulta bancários

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 01 de julho – Abertura

17:00   Inicio do credenciamento

19:00   Abertura solene

20:00   Conjuntura política: o processo legislativo e os ataques contra os direitos do povo brasileiro

Antônio Augusto Queiroz – Coordenador do DIAP

 

Dia 02 de julho – Plenárias  e grupos

09:00  Conjuntura econômica em tempos de crise: impacto na vida da classe trabalhadora

Eduardo Fagnani – Prof. do Instituto de Economia da UNICAMP

Conjuntura política

Emir Sader – filósofo e cientista político, professor da UERJ

11:00  Desafios e perspectivas para a campanha nacional 2016

Roberto Antônio Von der Osten – Presidente da Contraf-CUT

12:00  Consulta 2016

13:00  Almoço

14:00  Trabalho em grupo

19:00  Comemoração dos 30 anos do Sindicato de Toledo e Região.

 

Dia 03 de julho – Plenária final

09:00  Apresentação, debate e aprovação das propostas

12:05  Eleição dos delegados e delegadas à conferência nacional.

13:00  Encerramento e Almoço

ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO:

 

http://www.youtube.com/watch?v=U1uVyinSyY8

Close