fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:58 Sem categoria

 4º Encontro Estadual de Bancárias da Fetec/PR reforça mobilização e resistência das Mulheres

Dando sequencia às atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Fetec/PR realizará o 4º Encontro  de Mulheres Bancárias , nesta sexta-feira, 24, em Curitiba,  reunindo dirigentes e lideranças sindicais dos dez sindicatos filiados para debater estratégias de resistência e defesa dos direitos trabalhistas conquistados com muita luta, contra o modelo de reforma da Previdência e pelo fim da violência contra as mulheres.

A principal pauta são os graves prejuízos do projeto político golpista que é ruim para todos mas pior ainda para as mulheres. A reforma da previdencia eleva a idade da aposentadoria para 65 anos, igual para homens e mulheres, sem levar em consideração que elas trabalham cinco horas a mais que os homens devido à jornada dupla da mulher, dentro e fora de casa.

A proposta também estabelece o mínimo de 25 anos de contribuição para receber benefício no valor de apenas 76% da media arrecadada. Para chegar ao valor de 100% as trabalhadoras devem pagar o INSS por 49 anos, mas como as mulheres recebem 25% menos que os homens a contribuição menor consequentemente vai gerar uma aposentadoria menor.

A categoria bancária é referência na luta pela igualdade de oportunidades no mercado de trabalho com conquistas importantes a ampliação da licença-maternidade, o direito ao aleitamento materno e a licença-paternidade que neste ano acaba de ser ampliada por lei.

“Não abriremos mão de nenhum direito e continuaremos mobilizadas para defender e reagir contra as medidas do governo golpista ” , diz Fatima Costamilan Secretaria de Políticas Sociais da Fetec/PR.

O encontro leva o nome de “Marisa Letícia Lula da Siva” em homenagem a todas as mulheres de luta e trabalhadoras do País.

 

4º ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES DA FETEC/PR

24/03/2017

9 às 17 h

Local: Espaço Cultural e Esportivo do Seeb Curitiba

Haverá Feira de Economia Solidária no local.

 

Fonte: Fetec/Pr

 

Close