fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:47 Sem categoria

Câmara de Curitiba faz audiência sobre economia solidária

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou na tarde de ontem (3) uma audiência pública sobre economia solidária, uma forma de organização de autogestão que vem conquistando cada vez mais adeptos e é uma resposta para quem quer uma alternativa ao capitalismo atual. A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) esteve presente na audiência e foi representada pela secretária de políticas sociais, Maria de Fátima Costamilan, e pelo diretor estadual José Adilson Stuzata. O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), representantes dos ministérios Público e do Trabalho, e foi presidida pelo vereador Pedro Paulo (PT).

Foto: Reprodução/Facebook.

Foto: Reprodução/Facebook.

Para a dirigente da Fetec, o evento foi importante porque é a primeira vez que um governo da cidade de Curitiba dá atenção para estes trabalhadores. “É um passo importante para quem defende esta ideia, pois buscamos a aprovação do projeto de lei que foi entregue na Câmara Municipal no dia 22 de julho deste ano. Com isso, estaremos criando mecanismos que vão proteger estes trabalhadores”, informa.

Costamilan revela que está bem otimista em relação a aprovação do projeto. “Os vereadores estão se mostrando bastante abertos e, principalmente, estão entendendo a importância de que é preciso criar políticas públicas para garantir os direitos destes trabalhadores”. A dirigente sindical disse ainda que a Fetec vem contribuindo com a economia solidária e que espera que esta ideia possa inspirar os sindicatos ligados à federação. “A Fetec abraçou esta forma de economia há pelo menos uma década. Sabemos muito bem da luta destes trabalhadores e acreditamos nela, tanto que mantemos um coletivo que apoia a organização deles em todo o Paraná. Espero que isso possa inspirar os sindicatos do interior a  seguir em frente com essa ideia”, encerra.

A vice-prefeita de Curitiba ressaltou a importância da economia popular e solidária para a geração de trabalho e renda. Ela também reiterou a mensagem de projeto de lei, assinada por ela enquanto prefeita em exercício, que institui a politica municipal de de economia solidária e que deve ser apreciada pelos vereadores nas próximas semanas. A diretora da Secretaria do Trabalho e Emprego (SMTE), Ana Célia Curuca, apresentou as ações da secretaria em prol da política de incentivo aos empreendimentos solidários, como conferências, projeto de lei, mostra de produtos.

 

Close