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Por 13:09 Sem categoria

ABN Real exige que bancário assine o atestado de saúde em branco

Sindicato entrou em contato com o banco e cobra uma solução para o caso. Os trabalhadores exigem que o procedimento não se repita
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São Paulo – No ambulatório do Call Center – ABN Real, foi solicitado, nesta quinta-feira, dia 12, que um bancário assinasse o exame médico demissional em branco, antes mesmo de passar pela consulta com o médico do banco. Por meio desse exame, é emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) – que irá apontar se o funcionário está apto ou inapto e se não tem nenhuma doença provocada pela função, até então exercida, que o empeça de ser demitido.

“Foi proposto que o funcionário assinasse um “cheque em branco”. O ASO só pode ser assinado pelo bancário após o resultado da consulta, depois de o paciente ter relato seu estado de saúde e o médico realizado o exame”, ressaltou Marcelo Gonçalves, funcionário do banco e diretor do Sindicato.

Assim que chegou ao ambulatório o bancário teve que responder a dois questionários. O primeiro, sobre seu estado de saúde. O segundo, sobre satisfação, o funcionário já tinha que dar sua opinião sobre a qualidade do serviço do ambulatório médico, mesmo sem ter tido qualquer tipo de atendimento, até então. Depois disso, o bancário foi orientado a assinar o ASO em branco para, só então, ser encaminhado à consulta.

O funcionário se negou a assinar o documento e procurou o Sindicato. A entidade entrou em contato com o banco e cobrou apuração dos fatos e uma solução para o caso. “Embora consideramos este fato como um caso isolado é preciso que o banco tome as devidas providências para que procedimentos como esse sejam definitivamente extintos na empresa”, disse Marcelo Gonçalves.

Recentemente, o ABN tomou a decisão de trocar a empresa de saúde ocupacional que realiza exames médicos e os exames admissional, periódico e demissional. A antiga empresa a Bio Qualinet foi substituída pela nova empresa, a CLM – Gestão Total em Saúde Ocupacional. Isso ocorreu após intensa pressão do Sindicato e diversas denúncias de bancários sobre os procedimentos e atendimento prestados pelos médicos da Bio Qualinet.

“Hoje temos relatos de bancários com avaliações, até o momento, positivas sobre o atendimento e os exames realizados pela CLM. Hoje a conduta do médico é ouvir o bancário e considerar o que é relatado e os sintomas no diagnóstico final. Também são solicitados exames complementares sobre a saúde do bancário. Isto tem que continuar, e é por isso que trataremos esta história como um fato isolado, uma excepcionalidade que poderá ser corrigida, pois o que está dando certo, até agora, tem que continuar”, insiste Marcelo.

O Sindicato também apurará, com rigor, a conduta e o atendimento do médico do ambulatório do Call Center.

Elisângela Cordeiro – 13/12/2006

Por 13:09 Santander

ABN Real exige que bancário assine o atestado de saúde em branco

Sindicato entrou em contato com o banco e cobra uma solução para o caso. Os trabalhadores exigem que o procedimento não se repita
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São Paulo – No ambulatório do Call Center – ABN Real, foi solicitado, nesta quinta-feira, dia 12, que um bancário assinasse o exame médico demissional em branco, antes mesmo de passar pela consulta com o médico do banco. Por meio desse exame, é emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) – que irá apontar se o funcionário está apto ou inapto e se não tem nenhuma doença provocada pela função, até então exercida, que o empeça de ser demitido.
“Foi proposto que o funcionário assinasse um “cheque em branco”. O ASO só pode ser assinado pelo bancário após o resultado da consulta, depois de o paciente ter relato seu estado de saúde e o médico realizado o exame”, ressaltou Marcelo Gonçalves, funcionário do banco e diretor do Sindicato.
Assim que chegou ao ambulatório o bancário teve que responder a dois questionários. O primeiro, sobre seu estado de saúde. O segundo, sobre satisfação, o funcionário já tinha que dar sua opinião sobre a qualidade do serviço do ambulatório médico, mesmo sem ter tido qualquer tipo de atendimento, até então. Depois disso, o bancário foi orientado a assinar o ASO em branco para, só então, ser encaminhado à consulta.
O funcionário se negou a assinar o documento e procurou o Sindicato. A entidade entrou em contato com o banco e cobrou apuração dos fatos e uma solução para o caso. “Embora consideramos este fato como um caso isolado é preciso que o banco tome as devidas providências para que procedimentos como esse sejam definitivamente extintos na empresa”, disse Marcelo Gonçalves.
Recentemente, o ABN tomou a decisão de trocar a empresa de saúde ocupacional que realiza exames médicos e os exames admissional, periódico e demissional. A antiga empresa a Bio Qualinet foi substituída pela nova empresa, a CLM – Gestão Total em Saúde Ocupacional. Isso ocorreu após intensa pressão do Sindicato e diversas denúncias de bancários sobre os procedimentos e atendimento prestados pelos médicos da Bio Qualinet.
“Hoje temos relatos de bancários com avaliações, até o momento, positivas sobre o atendimento e os exames realizados pela CLM. Hoje a conduta do médico é ouvir o bancário e considerar o que é relatado e os sintomas no diagnóstico final. Também são solicitados exames complementares sobre a saúde do bancário. Isto tem que continuar, e é por isso que trataremos esta história como um fato isolado, uma excepcionalidade que poderá ser corrigida, pois o que está dando certo, até agora, tem que continuar”, insiste Marcelo.
O Sindicato também apurará, com rigor, a conduta e o atendimento do médico do ambulatório do Call Center.
Elisângela Cordeiro – 13/12/2006

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