Pesquisa realizada pelo Sindicato embasa movimento na prevenção contra assedio
Vidas do Itaú é um movimento que resultou após extensa pesquisa realizada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região em parceria com o Instituto Declatra e tem por objetivo ser instrumento de combate ao assédio moral e discutir políticas de prevenção.
Assim como o projeto realizado no HSBC, o trabalho envolveu dois anos de pesquisa, uma equipe multidisciplinar e a investigação de dados relacionados as homologações de desligamentos de trabalhadores, processos trabalhistas contra o banco e dados do Ministério da Saúde e da Previdência Social. A pesquisa concluiu que os métodos de gestão da instituição financeira resultavam em assédio moral organizacional e consequentemente ao adoecimento dos seus trabalhadores.
“Onde o banco enxerga números, nós enxergamos pessoas. O Itaú trata seus funcionários como máquinas, que precisam entregar resultados e caso tenham algum problema são discriminados, substituídos ou mesmo descartados. Não aceitamos essa postura do banco, para o Sindicato toda vida importa e por isso o movimento chama-se Vidas do Itaú”, declara Ana Fideli, secretária de Saúde do Sindicato de Curitiba e região.
Os dados gerados pela pesquisa resultaram no livro: Assédio Moral Organizacional, As vítimas dos métodos de gestão nos bancos-volume II, e então se originou uma mobilização de trabalhadores pedindo um basta aos métodos assediosos do banco, resultando assim no movimento Vidas do Itaú.
Basta de assédio: O trabalhador tem direitos!
A dignidade humana faz parte da natureza do contrato de trabalho, e o assédio moral atenta contra a dignidade psíquica do bancário. A Constituição Federal protege a dignidade da pessoa humana já no seu artigo 1°, que trata dos princípios fundamentais, e mesmo quando não é caracterizado o assedio moral (práticas repetitivas) a justiça já condena os casos em que há dano moral.
“Percebemos que não são casos isolados, nem pontuais de assédio moral, com bastante frequência chegam inúmeras denúncias até o Sindicato, muitas vezes a vítima culpando-se ou sentindo-se sem saída. A ideia é que as pessoas possam se apoiar e perceber que não estão sozinhas. Afinal,a culpa nunca é da vítima”, afirma Elias Jordão, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
O Sindicato disponibiliza atendimento aos bancários através de sua Secretaria de Saúde e da Secretaria Jurídica, dando orientações e encaminhamentos. Não sofra calado, ao menor sinal de assédio entre em contato pelo telefone 3015-0523.
Redes sociais
O movimento “Vítimas do HSBC” está na rede. Visite o site vidasdoitau.com.br e a fanpage que reúnem depoimentos de personagens reais que contam as suas experiências como vítimas do assédio moral organizacional. Para ter um acesso ao livro procure o Sindicato. Junte-se ao movimento.
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Assédio moral: Conheça o projeto “Vítimas do Itaú”
Autora: Camila Cecchin