fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:04 Sem categoria

Aposentados realizam encontro em defesa da democracia

Na última terça-feira, 10 de julho, a FETEC/PR e o Coletivo de Bancários Aposentados realizaram o 1º Encontro Estadual de Trabalhadores Aposentados em Defesa da Democracia. O evento foi realizado no Espaço Cultural dos Bancários de Curitiba, tendo como convidada a professora doutora Denise Costa Ceroni, da UNIRITTER (RS).  Denise se define como uma estudiosa do envelhecimento humano, para ela “As potencialidades das pessoas idosas são uma base sólida de desenvolvimento futuro, permitindo que a sociedade conte cada vez mais com as competências, experiência e sabedoria dos idosos para que se aperfeiçoem por iniciativa própria e contribuam ativamente para o aperfeiçoamento da sociedade em geral”.

Segundo dados da OMS, até 2050 haverá mais de 2 bilhões de pessoas acima de 60 anos, representando 21% da população mundial, e o número de pessoas com mais de 60 anos vai ultrapassar o número de crianças abaixo de 15 anos.

Para Denise, o envelhecimento ativo se deve ao processo de otimização das oportunidades de saúde , participação e segurança , com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas, assim precisamos chamar a atenção para a participação nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e cívicas, cujos objetivos devem  ser saúde, participação e segurança.

Denise enfatizou que “Políticas eficazes que abordem os 4 pilares do Envelhecimento Ativo (saúde, aprendizagem ao longo da vida, Participação,Segurança /Proteção) aumentarão a capacidade dos indivíduos de obter os recursos necessários à resiliência a ao bem -estar pessoal durante o curso da vida ”.

Depoimentos

Sirlei Fernandes, aposentada do BANESTADO diz que valeu a iniciativa, a mensagem e o significado e que “o 1° Encontro organizado por nós aposentados acolheu gente de todas as idades, mas com pensamentos convergentes, o  ideal da velhice segura e da democracia reavivada move o coletivo das mentes e corações. Parabéns”.

Maria de Fátima Costamilan disse que o  evento foi excelente na íntegra quanto aos painelistas e conteúdos,  produziu um bom debate e quem não foi perdeu um momento formativo atualíssimo. “Talvez na próxima reunião possamos remexer um pouco este assunto é construir novas formas, experimentar novas ideias”.

Malu Nascimento, aposentada do BANESTADO, disse que o encontro estava ótimo,  “estava tão bom que o pessoal não saiu para ver o jogo e quem saiu perdeu”.

Ao finalizar o encontro, Denise se reportou à Simone de Beavoir, que para ela foi a primeira escritora a quebrar paradigmas e falar sobre a questão da velhice:

“Eis por que a questão é amortalhada num silêncio premeditado. A velhice denuncia o fracasso de toda a nossa civilização. É o homem inteiro que é preciso refazer, são todas as relações entre os homens que é preciso recriar, se quisermos que a condição do velho seja aceitável. Um homem não deveria chegar ao fim da vida com as mãos vazias, e solitário”. (Simone de Beauvoir, A Velhice)

Ato em defesa da democracia

À noite, o encontro com o blogueiro Eduardo Guimarães configurou-se num Ato em Defesa da Democracia. Além de reunir aposentados, também reuniu pessoas da Vigília Lula Livre e do acampamento Marisa Letícia. A mesa foi coordenada pela jornalista Paula Zarth Padilha, representando o SindijorPR e o site de jornalismo independente Terra Sem Males. Compuseram a mesa a representante do Coletivo de Aposentados e também jornalista Durce Figueiredo, a presidenta da CUT PR Regina Cruz e Marcia Rosana de Lima, que falou pela Vigília Lula Livre.

O Encontro reafirmou a necessidade de luta pelos valores democráticos, e pela democratização dos meios de comunicação.

O blogueiro narrou sobre fatos relacionados à apreensão de seus equipamentos pela operação Lava Jato da PF, sobre o quanto os órgãos da mídia PIG destruíram sua vida profissional, e disse que neste dia, ao recuperar os equipamentos após absolutamente nada ser provado contra ele, ele inicia um novo momento em sua vida.

Acesse aqui todas as fotos do evento

Por Marisa Stedile, diretora da secretaria de políticas sociais da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná

Close