Ana Smolka, diretora do Sindicato dos Bancários de Curitiba, acompanhou votação na Câmara Municipal 

Por proposição da vereadora Professora Josete (PT), Diva Guimarães, professora aposentada de educação física e símbolo da luta contra o racismo no Brasil, receberá o título de cidadã honorária de Curitiba. A votação da honraria na Câmara Municipal foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11 de março.

 

“É uma honra representar bancarixs neste dia histórico de reconhecimento das superações raciais e conjunturais desta professora de educação física, Profa. Diva Guimarães, que atravessava a cidade a pé para ir ao trabalho no colégio professor Loureiro Fernandes, no bairro Ahú. Na figura dela honramos todas as professoras neste mês da mulher”, comemora Smolka.

Diva representa com sua vida a luta de grande parte das mulheres negras e recebe a homenagem no ano que completará 80 anos. Em 2017, ela emocionou o público da Feira Literária Internacional de Parati (Flip) durante intervenção em uma das mesas.

A professora nasceu em Serra Morena, na região de Jataizinho, e aos cinco anos, quando morava em Cornélio Procópio com a mãe, que ela lavadeira, foi estudar em colégio interno católico. Aos 21 anos se mudou para trabalhar e estudar em Curitiba. Era a única mulher negra na UFPR e cursou educação física. Posteriormente, cursou Fisioterapia na Universidade Tuiuti do Paraná. Trabalhou por 40 anos como professora antes de se aposentar.

Com informações do mandato da Professora Josete.

Escreva um comentário

Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br