Ana Smolka, diretora do Sindicato dos Bancários de Curitiba, acompanhou votação na Câmara Municipal
Por proposição da vereadora Professora Josete (PT), Diva Guimarães, professora aposentada de educação física e símbolo da luta contra o racismo no Brasil, receberá o título de cidadã honorária de Curitiba. A votação da honraria na Câmara Municipal foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11 de março.
“É uma honra representar bancarixs neste dia histórico de reconhecimento das superações raciais e conjunturais desta professora de educação física, Profa. Diva Guimarães, que atravessava a cidade a pé para ir ao trabalho no colégio professor Loureiro Fernandes, no bairro Ahú. Na figura dela honramos todas as professoras neste mês da mulher”, comemora Smolka.
Diva representa com sua vida a luta de grande parte das mulheres negras e recebe a homenagem no ano que completará 80 anos. Em 2017, ela emocionou o público da Feira Literária Internacional de Parati (Flip) durante intervenção em uma das mesas.
A professora nasceu em Serra Morena, na região de Jataizinho, e aos cinco anos, quando morava em Cornélio Procópio com a mãe, que ela lavadeira, foi estudar em colégio interno católico. Aos 21 anos se mudou para trabalhar e estudar em Curitiba. Era a única mulher negra na UFPR e cursou educação física. Posteriormente, cursou Fisioterapia na Universidade Tuiuti do Paraná. Trabalhou por 40 anos como professora antes de se aposentar.
Com informações do mandato da Professora Josete.