fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:47 Sem categoria

AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR

Momento é de mobilização diante da intransigência dos banqueiros, afirma o presidente da FETEC-CUT-PR

As negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, entidade que representa os bancos na Campanha Salarial 2010, foram encerradas após discussões de todos os temas que os trabalhadores reivindicam: não houve avanços contra as metas abusivas; não avançam na discussão sobre segurança bancária; se negam a reajustar os salários em 11%; se recusam a garantir os empregos já existentes; não querem negociar a fórmula de cálculo da Participação nos Lucros. “Argumentamos juntos aos banqueiros que a rentabilidade média dos bancos sobre o patrimônio tem sido na média de 28% a cada ano. Queremos também uma evolução na mesma proporção da PLR, em reconhecimento do esforço dos trabalhadores na geração dos lucros dos bancos”, salienta Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR e membro paranaense do Comando Nacional.

A última rodada de negociações, sobre remuneração, realizada nos dias 15 e 16 de setembro, foi encerrada com uma única promessa da Fenaban: de apresentar proposta no dia 22 de setembro. “Após ouvirmos que quanto aos auxílios-refeição e alimentação somente será possível reajuste dentro do índice de correção dos salários, que quanto à PLR não há motivos para mudar em nada a regra atual, e recebermos negativas nos demais itens, encerramos a reunião com a proposta da Fenaban de levar todas as nossas reivindicações para os banqueiros e retornar dia 22 com uma proposta global sobre todos os temas”, explica Elias.

O Comando Nacional orienta a todos os Sindicatos do país que, após essa negociação do dia 22 de setembro, a proposta da Fenaban deverá ser votada em assembleia no dia 28 de setembro e, em caso de recusa pelos trabalhadores, haverá avaliação do indicativo de greve a partir do dia 29, quarta-feira. “Pelo comportamento da Fenaban na mesa de negociação não vislumbramos a possibilidade de retorno dos bancos com uma proposta global que atenda aos anseios da categoria”, avalia Jordão.

Nesta terça-feira, dia 21/09, a categoria bancária deverá estar mobilizada para mais um Dia Nacional de Luta, novamente na véspera das negociações. Nessa última rodada sobre remuneração, o Comando Nacional tratou de verbas de remuneração direta e indireta, como reajuste salarial, PLR, auxílio-refeição, vale-alimentação, 13ª cesta, 14º salário, auxílio-educação, previdência complementar, além dos debates sobre o valor do piso salarial e planos de cargos e salários.

Nesse patamar, a Fenaban continua com o discurso de “apesar do bom momento da economia, não vivemos um momento excepcional que justifique uma negociação fora dos moldes dos outros anos”. Para o Comando Nacional, só haverá avanços nas negociações com a mobilização de toda a categoria.

Por Paula Padilha, jornalista.

FETEC-CUT-PR.

Close