fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:12 Bradesco

Ato no Bradesco Palácio Avenida denuncia demissões em massa

Bancários demitidos são convidados a comparecer a reunião com jurídico dia 07 de março

Na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou um ato em frente à antiga sede do HSBC no Brasil, o Bradesco Palácio Avenida, em ato conjunto com o Sindicato de São Paulo, para denunciar as demissões em massa promovidas pelo banco após a virada de chave da fusão.

Nilceia Nascimento, representante do Paraná na COE Bradesco. Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba

“Os bancários pararam para ouvir os informes do Sindicato, estão todos preocupados com o cenário de demissões nesse início de ano”, explicou Nilceia Nascimento, representante do Paraná na COE Bradesco. “Vamos retardar a abertura de locais de trabalho durante toda a semana, até que o banco pare com as demissões”, afirmou a dirigente.
Novas homologações estão suspensas
O Sindicato de Curitiba comprovou na Justiça do Trabalho a demissão em massa, já que somente no mês de dezembro foram 109 demissões, sendo 103 de pessoas oriundas do HSBC. Em decisão de segunda instância, o TRT manteve a decisão da ação civil pública proposta em 2015 pelo MPT-PR. O banco foi condenado a pagar danos morais no valor de 100 mil reais para entidade indicada pelo Ministério Público, caso descumpra a sentença, além de multa no valor de 20 mil reais por empregado dispensado.
Com a sentença em mãos, o Sindicato anunciou a suspensão de homologações de novas demissões, além de um mutirão de homologações para quem já tinha data agendada na entidade, a fim de liberar verbas rescisórias antecipadamente, já que com o volume de demissões promovidas até 14 de fevereiro pelo Bradesco, havia agendamento para maio. A secretaria jurídica está em contato com esses trabalhadores para o reagendamento, basta aguardar.

Elias Jordão, presidente do Sindicato, é trabalhador do Bradesco. Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba

Após a decisão da justiça, o Sindicato recebeu denúncias de bancários de que as demissões a conta gotas continuam no Bradesco. Isso está ocorrendo porque a Justiça ainda não notificou oficialmente o banco sobre a decisão. E após esse procedimento, é cabível recurso. As demissões, durante este período, não serão homologadas pelo Sindicato. É necessário que esses trabalhadores participem de reunião com a assessoria jurídica da entidade para esclarecimentos e participação em ação de reintegração. A reunião será numa terça-feira, 7 de março,
 às 10 horas, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários (Rua Piquiri, 380).
Autora: Paula Padilha
Close