fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:53 Sem categoria

Atual situação afeta saúde mental do trabalhador

Entender que neste momento sentimentos como medo, tristeza e até raiva são esperados é fundamental para manter uma mente saudável.

A pandemia do Coronavírus (COVID-19) e a necessidade de isolamento social trouxeram consigo diversos efeitos colaterais, que afetam diretamente a saúde mental, inclusive dos trabalhadores. A mudança na rotina, a falta de contato social, o medo de adoecer, de perder parentes e amigos, as incertezas sobre o futuro profissional e a tensão constante com o noticiário mundial, entre outros fatores, têm gerado ansiedade e estresse. Diante dessa situação, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região conversou com a psicóloga Ivana Coimbra Freire sobre o tema.

Como a atual situação de uma pandemia, acompanhada do isolamento social, podem afetar a saúde mental do trabalhador?
Ivana Coimbra Freire: 
Pode afetar devido à ansiedade causada pelas situações novas que o trabalhador necessita vivenciar no dia a dia. A mudança na rotina de trabalho e as incertezas com relação ao futuro compõem uma realidade que todos nós devemos enfrentar. Com este enfrentamento, vamos aprendendo a nos organizar externamente e internamente.

A partir disto, o nosso foco é estar no presente e lidar com os novos desafios. Algo bem importante é entender que neste momento sentimentos como medo, tristeza e até raiva são esperados. Reconhecer que eles existem é fundamental para manter uma mente saudável.

Como o home office contribui para agravar essa situação?
Ivana Coimbra Freire: 
O home office é uma medida adotada pelas empresas para contornar a situação que estamos vivendo. Ela consiste em permitir que o trabalhador continue realizando o seu trabalho à distância. Apesar de essa modalidade conferir certa impressão de liberdade ao trabalhador, ela exige autocontrole e disciplina. Tentar estabelecer uma rotina, definir horários para começar e terminar o trabalho e ter objetivos pré-estabelecidos são pontos importantes para o trabalho em home office. Caso contrário, o bem-estar do trabalhador pode ser prejudicado. Como consequência, trabalhar em home office pode gerar uma sensação isolamento.

Quais são os sinais de alerta, que devem receber atenção?
Ivana Coimbra Freire: 
Em um período tão conturbado da história da humanidade como o que vivemos no momento, sentimentos como medo e tristeza são esperados. Mas existem casos que esses sentimentos se tornam muito grandes e prejudicam a saúde do trabalhador. Nesse contexto, eles podem evoluir para transtornos psicológicos como ansiedade e depressão.

A ansiedade é um sentimento de temor e apreensão de que algo vai acontecer. É importante ficar atento a sintomas como dor de cabeça, inquietação, tremor, fadiga, palpitação, aumento dos batimentos cardíacos, formigamento, falta de ar, suor, insônia, dificuldade de concentração e atenção e aumento de apetite.

A depressão se caracteriza por uma tristeza suficientemente grave ou persistente para interferir no funcionamento e, muitas vezes, para diminuir o interesse ou prazer nas atividades diárias.  Além destes sintomas, podemos observar fadiga, sentimentos de inutilidade e culpa excessiva e alterações em diversos aspectos como no peso, no sono e no humor. Caso o trabalhador apresente uma associação destes sintomas de maneira constante, a procura de um profissional da saúde é indicada.

Fonte: SEEB Curitiba

Close