fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:55 Sem categoria

Bancários e financiários de Curitiba aprovam adesão à greve geral

Dia 28 de abril o Brasil vai parar contra a terceirização e as reformas trabalhista e da previdência
Em assembleia realizada na noite de terça-feira, 18 de abril, os bancários e financiários de Curitiba e região aprovaram por unanimidade a adesão da categoria à greve geral de 28 de abril, convocada pelas centrais sindicais em todo o país contra a lei da terceirização irrestrita e para barrar o avanço da tramitação das reformas trabalhista e da previdência.

A assembleia teve exposição do Dieese, pelo economista Sandro Silva, estas reformas propostas pelo governo de Michel Temer, que precarizam as relações de trabalho, enfraquecem a atuação sindical em defesa dos trabalhadores e inviabilizam o acesso à aposentadoria para quem ainda sobrar no mercado formal de trabalho após a entrada em vigor da lei 13.429/17, que autoriza a terceirização irrestrita.
A análise de conjuntura foi feita pelo trabalhador bancário Marcio Kieller, que é secretário geral da CUT Paraná. O presidente do Sindicato, Elias Jordão, alertou que a adesão à greve geral é a única forma de tentar barrar os retrocessos promovidos por um governo não eleito pela população.
Reforma trabalhista
Ainda na noite de terça (18), em Brasília, o governo sofreu uma derrota, ao ser derrubada na Câmara Federal uma manobra para acelerar a votação da reforma trabalhista. Se o requerimento de urgência fosse aprovado, a votação seria já na próxima semana. Com o rito normal de tramitação, o projeto terá que ser discutido e votado na comissão especial antes de ir a plenário. Acesse aqui a matéria do Brasil de Fato para saber mais.
 
Reforma da Previdência
Os trabalhadores estão nas ruas e mesmo com muita puxada de tapete nos direitos trabalhistas, de alguma forma a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição 287, da Reforma da Previdência, desacelerou. A comissão especial da Reforma da Previdência adiou para esta quarta (19) a apresentação do parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA). A leitura do texto estava prevista para ontem. A nova versão deve apresentar novo recuo do governo, autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, ainda assim com retrocessos para os trabalhadores. Acesse aqui para saber mais.
Na semana passada, Michel Temer reuniu os deputados da base aliada para dar um recado: que os pontos questionados seriam revistos pelo relator e que os parlamentares, com isso, deveriam aprovar a reforma. Acesse aqui para saber mais.
Terceirização
A edição da primeira quinzena de abril da Folha Bancária trouxe um panorama da aprovação da lei da terceirização e os riscos para a categoria bancária. Acesse aqui a versão online do informativo.

Autora: Paula Padilha

Fonte: SEEB Curitiba

Close