fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:33 Sem categoria

Bancários iniciam greve por tempo indeterminado

Paralisação dos trabalhadores de Curitiba e região começou nesta terça-feira, 06 de outubro.

Os bancários de Curitiba e região iniciaram às 0h00 desta terça-feira, 06 de outubro, greve por tempo indeterminado. A paralisação foi deliberada em assembleia no último dia 01 e segue a orientação do Comando Nacional dos Bancários, para que funcionários de bancos de todo o país cruzem os braços. A expectativa é que os 18.500 trabalhadores da base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região integrem a greve nos próximos dias.

“Foram 45 dias de negociação desde que os bancários apresentaram à Fenaban sua minuta de reivindicações para 2015. Os bancos, apesar dos altos lucros, se limitaram a propor um reajuste de 5,5%, diante de uma inflação do período de 9,88%. Esgotadas as possibilidades de negociação por meio do diálogo, os bancários se veem obrigados a paralisar suas atividades!”, explica Elias Jordão, presidente do Sindicato e integrante do Comando Nacional dos Bancários.

Confira, em entrevista, as expectativas do presidente Elias Jordão. 

Já na manhã desta terça-feira (06), amanheceram fechados os principais Centros Administrativos e departamentos da Caixa Econômica Federal, dos Banco do Brasil, HSBC, Bradesco, Santander e Itaú.
Greve é um direito
O Sindicato lembra a todos os bancários que a greve é um direito constitucional, garantido pela Lei de Greve. “Chegamos a um momento decisivo da Campanha Nacional dos Bancários 2015. É fundamental que todos os trabalhadores estejam unidos e fortaleçam o movimento paredista, pois nossas conquistas serão do tamanho da nossa mobilização”, conclama Elias Jordão.

Renata OrtegaSEEB Curitiba

==============================================

EXPLORAÇÃO NÃO TEM PERDÃO!Greve da categoria começa forte em Londrina

Greve da categoria começa forte em Londrina

A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, e a secretária Geral, Gisa Bisotto, na paralisação do prédio central do BB
Terça-Feira, 06 de Outubro de 2015Nesta terça-feira (6/10), no primeiro dia da greve nacional, bancários e bancárias de Londrina cruzaram os braços em grande parte das agências da cidade.

A adesão foi deliberada pela categoria no dia 1º de outubro, seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, devida à proposta rebaixada apresentada pela Fenaban, e a deflagração do movimento foi aprovada na Assembleia organizativa realizada ontem (5/10) na Sede do Sindicato.

Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, afirma que a força da greve neste primeiro dia é uma resposta à altura à provocação dos banqueiros nas mesas de negociação com a Fenaban e as diretorias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

“Hoje contamos com a participação de um número significativo de bancários e bancárias na pressão para que nossas reivindicações sejam atendidas pelos bancos. Ao longo do dia e no decorrer da greve a tendência é de ampliar ainda mais a greve, com paralisações em outras regiões da cidade e nas agências da base territorial do Sindicato, avalia.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR

Close