fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:44 Sem categoria

Bancários participaram da manifestação contra o PL 4330

Convocados pelas principais centrais sindicais do país (CUT, CTB, NCST, Intersindical e Conlutas) e movimentos populares do campo e da cidade, trabalhadores de várias categorias profissionais fecharam bancos, estradas, fábricas, refinarias e comércio nesta quarta-feira (15), no Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4.330. Diante dessa grande demonstração de força dos trabalhadores, a Câmara dos Deputados adiou mais uma vez, agora para o dia 22 de abril, a votação dos destaques do projeto de lei que legaliza a terceirização de forma indiscriminada, até mesmo nas atividades-fim.

O dia culminou com duas grandes manifestações em São Paulo, uma na avenida Paulista, em frente à sede da Federação das Indústrias (Fiesp), e outra no Largo da Batata, zona oeste da capital, juntando bancários e trabalhadores de outras categorias, como professores, metalúrgicos, metroviários, químicos, comerciários e petroleiros. Os bancários fizeram paralisações e manifestações de protesto em todo o país. Após as manifestações, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou acordo de líderes adiando para o dia 22 a votação dos destaques ao PL 4330.

15abril_2
Em Curitiba foram fechadas as agências do centro da cidade e alguns departamentos. Em Umuarama foram fechadas 15 agências.

 

Confira como foi a paralisação em Curitiba e Região.

 

Para o bancário, diretor da CUT no Paraná e do Pactu em Umuarama, Edilson José Gabriel, “o PL 4330 é o mais violento golpe contra os direitos e a organização dos trabalhadores do Brasil, desde a promulgação da CLT, em 1943”. Ele é de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), tendo sido levado para discussão o substitutivo do deputado Arthur Maia (SD-BA).

 

Na base dos sindicatos do Pactu teve boa participação dos bancários em assembleias, nas manifestações e retardamentos na abertura das agências. Os sindicatos do Pactu, por entender a gravidade desse PL 4330 para os bancários, também enviaram dirigentes para reforçar as manifestações em Curitiba. Clique aqui e confira as imagens da manifestação.

Sindicato paralisa três agências no Dia Nacional de Mobilização contra o PL 4330

 

Na quarta-feira (15/04), a diretoria do Sindicato de Londrina segui a orientação da CUT e paralisou três agências no Dia Nacional de Mobilização contra a aprovação do PL 4330. Segundo Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, as atividades ressaltam a luta em defesa do emprego.

Os protestos atingiram o Banco Safra e a agência Alto Higienópolis, do Santander, em Londrina, e a unidade do HSBC em Ibiporã. Nas três ocorreram nos últimos dias demissões de bancários e bancárias.

“Não podemos nos calar diante deste momento importante para o país, no qual os banqueiros e grandes empresas se articulam para aprovar o PL 4330 na Câmara dos Deputados, como forma de precarizar o emprego”, ressalta Wanderley.

 

Em nome da Fetec-CUT Paraná agradecemos os dirigentes dos 10 sindicatos de bancários pelo empenho na luta contra o PL 4330 e sua participação nas manifestações em Curitiba.

 

Crédito das fotos: Joka Madruga e Gerson Vieira

Fonte: Fetec-CUT Paraná com SEEB Umuarama, SEEB Curitiba, SEEB Londrina e Contraf-CUT.

 

Close