fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:01 Sem categoria

Bancários se mobilizam para protestos do dia 18 de março

Sindicatos realizam a partir desta terça-feira (10) reuniões com bancários do Banco do Brasil e da Caixa para consultá-los sobre a adesão e mobilizá-los para os protestos

Sindicatos de bancários farão, nesta terça-feira (10) reuniões com funcionários do Banco do Brasil e empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país em agências e departamentos de ambos os bancos para mobilizar e consultar os trabalhadores sobre o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos, da Democracia e Contra o Desmonte dos Bancos e demais empresas e serviços públicos, que ocorrerá no dia 18 de março.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais sindicais e movimentos sociais convocaram manifestações conjuntas em protesto contra o projeto de privatização e de desmonte do Estado que vem sendo colocado em prática pelo governo federal, que prometeu empregos e crescimento econômico e não está entregando nem uma coisa nem outra.

Bancos públicos

Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa já estão sendo afetados pelo processo de desmonte do Estado, assim como a população, que já sofre com a falta de atendimento de serviços bancários.

Os dois bancos públicos passam por processos arbitrários de reestruturação, que atacam direitos dos bancários e a função social dessas instituições. Na Caixa, a reestruturação prevê descomissionamentos sumários e transferência arbitrária de empregados. Já no BB, as medidas reduzem a remuneração, extinguem cargos e criam outros, alterando o plano de carreira, e podem trazer prejuízos para a PLR.

Nos dois bancos, que possuem papel fundamental para o país, o objetivo é reduzir a importância das instituições e prepará-las para a privatização.

“Os ataques aos nossos direitos e o desmonte do BB fazem parte de um processo maior: a política de desmonte do Estado para desobrigá-lo de oferecer serviços públicos à população. As lutas em defesa dos nossos direitos, do papel social dos bancos, dos serviços públicos e da soberania são urgentes e indissociáveis. É fundamental que estejamos todos unidos e mobilizados no dia 18”, ressaltou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

“A Caixa está sendo privatizada aos pedaços e sua função social está sendo atacada. Os ataques aos nossos direitos e à Caixa 100% Pública são parte do projeto do governo, neoliberal e privatista, de desmonte do Estado. Mais do que nunca, esse é o momento de irmos às ruas para defender nossos direitos, a Caixa 100% Pública, o serviço público e a soberania nacional”, reforçou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Fonte: Contraf-CUT

Close