fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:51 Sem categoria

Bancários se preparam para a 18ª Conferência Nacional

Contraf-CUT orienta entidades sindicais para Conferência, que construirá a pauta de reivindicações.

A categoria bancária se prepara para dar início à Campanha Nacional 2016. Por todo o país, bancários debatem, em Conferências Estaduais, as principais demandas, que serão apresentadas na 18ª Conferência Nacional dos Bancários, para construção da pauta unificada de reivindicações, entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo.

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, ressalta que o encontro nacional deste ano acontece num momento ímpar da história brasileira, marcado por várias ameaças à classe trabalhadora. “Um golpe legislativo, midiático e judicial, patrocinado pelas elites empresariais, coloca em risco os bancos públicos e ameaça os nossos direitos duramente conquistados. Foram anos de lutas e sacrifícios para reunir o que temos acumulado na Convenção Coletiva Nacional, esta mesma, uma conquista de 23 anos. Mais do que nunca precisamos organizar o movimento e mobilizar os bancários”, avalia von der Osten.

Entre os eixos para a Conferência Nacional estão emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, condições de trabalho, remuneração e estratégias para organização da luta e disputa da sociedade. “Além dos problemas gerados pelo golpe, uma reestruturação produtiva está ampliando a velocidade das novidades tecnológicas no sistema financeiro e os nossos empregos estão minguando. Os bancos estão se transformando em aplicativos. Só nos cinco primeiros meses deste ano 6 mil postos de trabalho desapareceram”, afirma o presidente da Contraf-CUT.

Para a 18ª Conferência Nacional dos bancários são esperados 695 bancários, entre delegados natos e eleitos, além de observadores brasileiros e de outros países.

Seminário “Sistema Financeiro e Sociedade”
Antes da abertura solene da Conferência, os bancários participam do Seminário “Sistema Financeiro e Sociedade”, com três painéis:

Painel 1 – “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”
Painel 2 – “Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”
Painel 3 – Fórum da Resistência: “O Brasil que Queremos”

Fonte: Contraf-CUT

Close