fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:23 Sem categoria

BB: Nova rodada acontece dia 26 de setembro

Representantes do Comando Nacional e da direção do banco do Brasil estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo para discutir as reivindicações específicas dos trabalhadores do ramo financeiro. Nesta segunda rodada de negociação foram enfatizados temas referentes à Saúde e Claúsulas Renováveis.

Para Claúsulas Renováveis, o BB concordou em renovar a maioria das cláusulas apresentadas, que priorizam conteúdos sindical e social, deste que mantido os mesmos termos do Aditivo atual.

No caso de Saúde, houve um intenso debate, especialmente nos temas de assédio moral e afastamentos por doença ocupacional ou não. O negociador do banco admitiu a existência da prática de assédio moral, entretanto, garantiu que é fruto do momento de transição em que passa a empresa e que num período de sessenta dias deve ser sanado.

Foi cobrado do banco um programa preventivo às doenças do trabalho, especialmente com o cumprimento da legislação, no tocante ao SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). Foi proposto também o acompanhamento dos trabalhadores após o retorno ao trabalho, como forma de garantir que as causas do adoecimento não se reproduzam.

Durante os debates foi ainda proposto à realização de um seminário que debata o papel do BB no sistema financeiro e para a sociedade brasileira. Os negociadores do banco concordaram em realizá-lo após o término da Campanha Nacional.

Uma nova rodada ficou agendada para o dia 26 de setembro, em Brasília, quando serão debatidas as claúsulas referentes à PCS/PCC, Isonomia, Vale-transporte e recomposição do poder de compra dos salários.

Por Michele Amorim


NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO:
spbancarios.com.br

Close