fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:52 Sem categoria

Beto Richa (PSDB) e parentes são presos pelo Gaeco

O ex-governador e candidato ao senado Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira (11) pelo Gaeco, ligado ao Ministério Público do Paraná. Ele é alvo também de uma apuração da Lava Jato. 

Foto: Ricardo Almeida / ANPr

Além dele, sua esposa, Fernanda Richa, também foi presa e seu irmão, Pepe Richa. Assim como Deonilson Roldo, ex-chefe de gabinete do ex-governador. As detenções ocorrem na deflagração de uma operação do Gaeco que investiga desvios no programa Patrulha Rural. A prisão é temporária e tem prazo de cinco dias.

Além da prisão, Beto Richa, que não tem mais foro priveligiado, é alvo da fase 53 da Operação Lava Jato. Batizada de “Piloto”. Sua residência e de Fernanda Richa são alvos de busca e apreensão. A investigação é sobre desvios encontrados na planilha da Odebrecht. Pelo menos 80 policiais federais cumprem 36 ordens judiciais de busca e apreensão, de prisão preventiva e também prisão temporária em Salvador, São Paulo, Lupianópolis, Colombo e Curitiba.

Na semana passada, a alta cúpula do governo do Paraná foi denunciada por corrupção, mas Beto Richa havia sido poupado. As provas que embasam a acusação revelaram o pagamento de propinas pela Odebrecht para obter favores ilegais relacionados à Parceria Público Privada (PPP) para exploração e duplicação da PR-323, entre os municípios de Francisco Alves e Maringá, durante o ano de 2014, cujo valor era de R$ 7,2 bilhões.

Presos

Fernanda Richa – esposa de Beto Richa e ex-secretária da Família e Desenvolvimento Social
Pepe Richa – irmão de Beto Richa e ex-secretário de Infraestrutura
Deonilson Roldo – ex-chefe de gabinete do ex-governador
Ezequias Moreira – ex-secretário de cerimonial de Beto Richa
Luiz Abib Antoun – parente do ex-governador
Edson Casagrande – ex-secretário de Assuntos Estratégicos
Celso Frare – empresário da Ouro Verde

Close