fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:55 Sem categoria

CAIXA apresenta nova proposta de Participação nos Lucros e Resultados

Comando Nacional dos Trabalhadores Bancários orienta manutenção da greve

Aconteceu nesta terça-feira, 13, nova rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Caixa Econômica Federal. A empresa apresentou uma regra própria para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que seria paga alternativamente à regra da Fenaban, além de manter as mesmas cláusulas propostas na última reunião, realizada no último dia 8.

A proposta de PLR da Caixa prevê a distribuição de valores fixos por Grupos de Cargos, definidos “de acordo com a complexidade das atribuições”, variando de R$ 4 mil a R$ 10 mil (confira atabela com os valores por Grupo de Cargos, acessando o endereço eletrônico http://www.contrafcut.org.br/download/Arquivo/091013203332.jpg).

Cada bancário receberia essa regra própria da Caixa ou a regra da Fenaban, o que for maior. Além disso, a proposta prevê a antecipação até o dia 3 de novembro de 2009 de 100% do valor aplicando a regra básica da Fenaban. A segunda parte seria paga em março de 2010.

Outras propostas – O banco reafirmou também as demais propostas apresentadas anteriormente, tais como: eleição de todos os cipeiros, contratação de 3 mil empregados, criação de comitês de combate ao assédio moral, e abertura de negociação sobre o Saúde Caixa, entre outras.

Dias parados – A Caixa seguirá a regra negociada com a Fenaban, com compensação dos dias não trabalhados por motivo de paralisação entre os dias 17/09 e 14/10 com prestação de jornada suplementar até o dia 18/12.

Avaliação do Comando Nacional

O Comando Nacional avalia que houve avanços na proposta da PLR, uma vez que a expectativa dos empregados é de que os valores pagos em 2009 sejam no mínimo iguais aos da PLR do ano passado, apesar da redução do lucro líquido da Caixa. Os bancários realizaram um grande esforço para que o banco atingisse suas metas sociais e, além disso, não podemos esquecer que a redução do lucro da Caixa foi em parte em função da política de redução de juros do Governo Federal, como forma de enfrentamento da crise mundial. Porém, o Comando entende que a distribuição dos valores deveria contemplar melhor os empregados de menores salários.

A proposta, que também apresenta avanços nas cláusulas sociais e sindicais, contudo, é insuficiente. Itens importantes, como isonomia e uma valorização salarial que poderia ser feita por meio de concessão de Delta não foram atendidos. Além disso, a contratação de 3 mil novos empregados é positiva, mas não resolverá o problema crônico de excesso de trabalho a que está submetido o conjunto dos empregados.

Portanto, o Comando Nacional orienta os empregados da Caixa a manterem o movimento de greve na expectativa de avançarmos na proposta.

Fonte: Contraf-CUT.

=======================================================

Sem resultado da negociação, greve continua na CAIXA em Curitiba e Região

Nova assembleia será realizada nesta quarta (14), às 17h30min, no Espaço Cultural e Esportivo em Curitiba.

Os trabalhadores da Caixa Econômica estiveram reunidos em assembleia no final desta tarde (13), no Espaço Cultural e Esportivo, com intuito de deliberar sobre uma nova proposta da empresa. Afinal, a comissão de negociadores da instituição financeira estava em reunião com representantes dos trabalhadores e se dizia interessada em uma buscar um desfecho de consenso para o movimento grevista.

Infelizmente, a assembleia não teve uma proposta para ser discutida. Até às 18h20min, não havia encerrado a negociação entre instituição financeira e trabalhadores e, sem proposta a ser apreciada, a greve continua em toda Curitiba e região.

50 agências sem expediente na base do Sindicato – Nesta terça (13), após o feriado nacional, a adesão foi de praticamente 100% das agências. O Sindicato não conseguiu confirmar se a unidade de Rio Negro estava aberta ao público ou não, por isto, ela não foi contabilizada.

Por: Patrícia Meyer.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

===============================================

MOBILIZAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ É FIRME E FORTE NA CAIXA

Confira a quantidade de locais paralisados pela greve dos trabalhadores bancários na CAIXA no Estado do Paraná:

– NAS BASES SINDICAIS FILIADAS À CUT

Além de Curitiba e Região (50 agências paralisadas, de um total de 51), temos as seguintes paralisações das atividades na CAIXA (números apurados às 12 horas de 13/10/2009):

1) em Apucarana e Região, 04 de um total de 04 agências;
2) em Arapoti e Região, 05 de 06 agências;
3) em Campo Mourão e Região, 02 de 02 agências;
4) em Cornélio Procópio e Região, 05 de 05 agências;
5) em Guarapuava e Região, 05 de 05 agências;
6) em Londrina e Região, 14 de 14 agências;
7) em Paranavaí e Região, 04 de 05 agências;
8) em Toledo e Região, 02 de 03 agências; e
9) em Umuarama e Região, 04 de 06 agências.

Ao todo, nas bases sindicais da FETEC-CUT-PR, o movimento grevista na CAIXA alcançou a adesão de quase de 4 mil trabalhadores que atuam em 95 agências e 02 centros administrativos. Esta marca compreende cerca de 90% dos trabalhadores destas bases sindicais.

Parabéns, a todas as trabalhadoras e a todos os trabalhadores bancários paranaenses na CAIXA que se somam a este movimento nacional. O resultado, certamente, será a colheita de bons frutos!

FETEC-CUT-PR.

Close