fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:46 Sem categoria

Câmara dos deputados aprova inclusão de bancários no Plano Nacional de Imunização

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados incluiu, em votação realizada no início da tarde desta quinta-feira (17), a categoria bancária no grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI). O texto já estava aprovado em março e estava pendente para analisar os destaques. A proposta agora será enviada ao Senado.

De autoria do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e com parecer favorável da deputada Camila Leão (PP-DF), a inclusão das bancárias e bancários dentro do plano de vacinação da Covid-19 é uma vitória da categoria, sindicatos, federações e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), que se mobilizaram e conquistaram este direito.

Desde o início da pandemia, em março de 2020,  a categoria não parou de trabalhar, atendendo milhões de pessoas. Por trabalharem em local de pouca circulação de ar, o risco de contaminação é alto.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), a decisão só corrobora com a importância do trabalho das bancárias e bancários. “Estamos na linha de frente nesta pandemia que, em razão da necropolítica do atual governo, vitimou muitas pessoas. Perdemos muitos colegas de trabalho ao longo deste período. Estamos felizes em ser reconhecidos pela nossa importância, mas não podemos esquecer que esta demora causou muitos problemas”, informa.

Além dos bancários, foram incluídos nesta votação as empregadas domésticas e motoristas de aplicativos nos grupos prioritários.

Texto: Flávio Augusto Laginski, com informações da Agência Câmara de Notícias

Fonte: Fetec

Close