fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 01:49 Sem categoria

Campanha 2016: Bancários do Paraná se reúnem em Toledo. Acompanhe ao vivo.

https://www.youtube.com/watch?v=U1uVyinSyY8

Começou, na noite desta sexta-feira (01), a 18ª Conferência Estadual dos Bancários.

Teve início na noite desta sexta-feira, 01 de julho, a 18ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná. O evento, que irá debater e definir as propostas estaduais da categoria, reúne mais de 250 delegados das bases sindicais da FETEC-CUT-PR em Toledo (PR) e se estende até o domingo, 03 de julho. Já na abertura solene, os representantes dos trabalhadores reiteraram a necessidade de organização e mobilização da categoria para construir a resistência na defesa dos direitos.

Na abertura, o presidente da FETEC-CUT-PR, Júnior César Dias, falou sobre o investimento que os bancos têm feito em tecnologia que resultam em barateamento da mão de obra e diminuição de postos de trabalho.

Outro ponto de destaque é reconhecer que não se deve apostar em avanços para a categoria com o apoio do atual Congresso Brasileiro. “Devemos debater a importância de termos representantes de trabalhadores no Congresso”, afirmou Dias.

Elias Jordão, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, lembrou da atual conjuntura política e de suas implicações na Campanha Nacional dos Bancários 2016. “Neste ano, nossa palavra de ordem será ‘resistência’, pela democracia e, sobretudo, pelos direitos. Mas, se o momento é difícil, nossa origem de trabalhadores nos lembra que nós não somos acostumados com a vida fácil. Sempre estivemos em luta e não nos furtaremos de mais essa!”, afirmou.

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, reiterou que a política nunca deixou de fazer parte da campanha salarial da categoria. “Hoje, é ainda mais difícil não falarmos da conjuntura política. Nossa campanha se dará em um momento histórico bastante complexo, marcado por um golpe legislativo, midiático e judicial, financiado pela elite brasileira. Se não bastasse isso, há ainda a conjuntura econômica, tomada pelas crescentes demissões e fechamento de vagas nos bancos. Nossa luta se dará nesse cenário e teremos que estar preparados”, finalizou.

Júnior César Dias, encerrou a abertura solene acrescentando que é imprescindível a organização dos trabalhadores do ramo financeiro, para combater os ataques empreendidos pelas instituições financeiras aos direitos. “Que todos sejam bem-vindos à Conferência Estadual dos Bancários e que os debates que acontecerão nesses três dias nos fortaleçam e nos unifiquem para mais esta campanha salarial!”, concluiu.

Continua
Neste sábado (02) e domingo (03), os delegados da 18° Conferência Estadual dos Bancários do Paraná participam ainda de análises das conjunturas econômica e política, debates nos Grupos de Trabalho (GT) e da Plenária Final, que irá definir as propostas do estado a serem encaminhadas para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 29 a 31 de julho, em São Paulo. A data-base dos bancários é em 01 de setembro e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria é válida para todo o país.

Confira a programação do evento:
18ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná
Data: 01, 02 e 03 de julho
Local: Toledo-PR

Sexta-feira, 01 de julho
17h00 – Inicio do credenciamento
19h00 – Abertura solene
20h00 – Conjuntura política: O processo legislativo e os ataques contra os direitos do povo brasileiro
Antônio Augusto Queiroz, coordenador do Diap

Sábado, 02 de julho
09h00 – Conjuntura econômica em tempos de crise
Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp
10h00 – Conjuntura política
Emir Sader, filósofo e cientista político, professor da UERJ
11h00 – Desafios e perspectivas para a Campanha Nacional 2016
Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT
12h00 – Consulta dos Bancários 2016
13h00 – Almoço
14h00 – Grupos de Trabalho
19h00 – Comemoração dos 30 anos do Sindicato dos Bancários de Toledo e Região

Domingo, 03 de julho
09h00 – Plenária final
12h00 – Eleição dos delegados para Conferência Nacional dos Bancários
13h00 – Encerramento

Autor: Renata Ortega/Cinthia Alves

Fonte: SEEB Curitiba/FETEC-CUT-PR

Close