Quem ligar para os antigos 0800 vai ouvir uma mensagem da Embratel nos próximos 90 dias

Da Redação (Brasília) – A partir de hoje (31), os segurados contam apenas com o número 135 para falar com a Previdência Social. Na Central 135 os atendentes estão preparados para dar informações, registrar e encaminhar para os setores competentes todos os tipos de reclamações ou denúncias. A utilização de apenas um número, fácil de memorizar, facilita o acesso da população aos serviços previdenciários.

Nos próximos 90 dias, quem ligar para os antigos números 0800 ouvirá uma mensagem eletrônica solicitando que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ligue para a Central 135. E as empresas que precisarem de informações sobre Contribuições Previdenciárias devem acessar o site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br).

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os segurados podem ligar 135 para marcar dia e hora para fazer a perícia médica inicial, necessária para conseguir o auxílio-doença. Podem também agendar atendimento para pedir a prorrogação do auxílio-doença ou para solicitar a reconsideração do resultado da perícia médica.

A central 135 marca ainda atendimento para o cidadão pedir aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão e benefício assistencial. Outros serviços oferecidos com hora marcada são a contagem do tempo de contribuição e o fornecimento da certidão de tempo de contribuição.

Opções do 135 – Ao ligar para o número 135, o segurado tem várias opções. Uma gravação informa que deve digitar o número 1 para agendar a primeira perícia médica, pedir prorrogação do auxílio-doença ou solicitar reconsideração do resultado da perícia médica. Caso o segurado queira fazer outros agendamentos, deve digitar o número 2. O número 3 deve ser utilizado para obter informações sobre benefícios e o 4, para atendimento de contribuinte individual. Para fazer reclamações, sugestões e elogios, o segurado deve digitar o número 5, e para fazer denúncias, o número 6. O número 7 é utilizado para encerrar a ligação e o 8 para repetir as opções anteriores.

As ligações são gratuitas se forem feitas de telefones fixos. Caso o cidadão queira utilizar um telefone celular, paga apenas o custo de uma chamada local. Todas as ligações são gravadas, o que dá mais segurança para o usuário, pois a gravação das chamadas inibe tentativas de fraude.

Por ACS/MPS: (61) 3317-5009/5109/5113

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.previdenciasocial.gov.br.

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