fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:32 Sem categoria

Centro de Memória do TRT-PR homenageia categoria bancária

17/05/2016

Exposição sobre a categoria está em cartaz até outubro. Visite!

Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba

Foi aberta nesta segunda-feira, 16 de maio, a exposição “Os trabalhadores bancários e a Justiça do Trabalho”, realizada pelo Centro de Memória do TRT-PR, com a colaboração do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e da Caixa Cultural. A mostra apresenta cerca de 50 autos de processos trabalhistas, das décadas de 1940 a 1980, envolvendo trabalhadores bancários, além de fotos históricas, equipamentos antigos e demais materiais.

“Para nós, é uma honra ter a oportunidade de colaborar nessa reconstituição da trajetória histórica dos bancários. Ver nossa história recontada através de processos trabalhistas, fichas de sindicalização, fotos e recortes de jornais antigos é motivo de orgulho e reaviva nossas forças para continuar lutando, sobretudo em um momento em que os direitos dos trabalhadores estão ameaçados”, avaliou Elias Jordão, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Lançamento

O lançamento da exposição contou com a presença do presidente da Contraf-CUT, Roberto Von Der Osten, que proferiu palestra sobre a organização política e sindical da categoria bancária, desde o início do século XX até os dias de hoje. Ao final, o dirigente lembrou que os bancários possuem uma longa história de luta pela construção de leis democráticas que assegurem direitos aos trabalhadores, sobretudo frente à força patronal. Por isso, a categoria é tão importante para o país.

“É fundamental que exposições como essas mostrem à sociedade e, principalmente, às autoridades da Justiça do Trabalho a organização e o funcionamento de como construímos nosso pensamento, pois, quando eles conhecem o trabalho sério e comprometido que realizamos na defesa dos trabalhadores, eles passam a ter um entendimento diferenciado em relação à ação sindical”, concluiu o presidente da Contraf-CUT.

Participaram da abertura também o presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, os presidentes da Fetec-CUT-PR, Júnior César Dias, e do Sindicato, Elias Jordão, além de demais representantes da categoria.

Visite
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região convida todos a visitarem a exposição “Os trabalhadores bancários e a Justiça do Trabalho”, em cartaz até o mês de outubro Centro de Memória do TRT-PR.

Exposição “Os Trabalhadores Bancários e a Justiça do Trabalho”
Local: Centro de Memória do TRT-PR
Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 528
Informações: (41) 3310-7741
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h30

Autor: Renata Ortega

Fonte: SEEB Curitiba

Close