fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:00 Sem categoria

Com forte presença de bancári@s, Fetec-CUT-PR realiza congresso em Curitiba

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) deu início ao seu XI Congresso Estadual,que está sendo realizado no Hotel Tulip Inn, em Curitiba.  O objetivo do evento é o de dialogar com a categoria e também para marcar o posicionamento da entidade diante do governo ilegítimo de Michel Temer, que chegou ao poder em 2016 por meio de um golpe. O congresso marca ainda os 25 anos da fundação da Fetec.

O congresso reúne aproximadamente 110 delegados e observadores, além de contar ainda com a presença de autoridades, como o deputado estadual Tadeu Veneri, do presidente da  Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) Roberto Antonio Von der Osten, a presidenta e o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) Regina Cruz e Marcio Kieller, respectivamente, do presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) André Machado e do presidente da Fetec-CUT-PR, Júnior César Dias.

Durante os trabalhos, os convidados entraram em consenso de que é preciso combater o fascismo social e as reformas trabalhista e da previdência, que o governo golpista tenta aprovar a qualquer custo. Para isso, a palavra-chave é união, pois somente com os trabalhadores unidos esse quadro será revertido.

O militante da Frente Brasil Popular e jornalista Pedro Carrano falou um pouco mais sobre o trabalho da frente em propor outra política econômica, o combate ao conservadorismo e das transformações estruturais, seguido de uma análise da conjuntura feita por Von der Osten, terminando com um alerta do advogado da Declatra, Nasser Ahmed Allan, sobre os perigos para os trabalhadores caso a reforma trabalhista seja aprovada.

O secretário de administração e finanças José Altair Monteiro Sampaio fez a prestação de contas da Fetec e, para encerrar, a secretária de políticas sociais, Maria de Fátima Costamilan, juntamente com o diretor estadual José Adilson Stuzata, deram orientações sobre a plenária.

O presidente do Seeb Curitiba e coordenador da região Sudeste-Leste-Sul, Elias Jordão destacou a força da Fetec ao longo de sua existência. “A Fetec tem papel decisivo junto aos bancários, trabalhadores e para a sociedade. Sua luta é de defesa dos interesses de todos. Não por um acaso, a Fetec sempre se destacou nas lutas sociais tanto no Paraná quanto no Brasil, pois desfruta de um grande prestígio. Os 10 sindicatos sob sua chancela são unidos, garantindo assim a sua força”, avalia.

A coordenadora do Pacto, Claudete Beloto, elogiou a organização do evento e falou um pouco mais da importância da Fetec. “Nós do Pacto seguimos as determinações da Fetec. Não por acaso, nos tornamos destaques na nossa região na luta não apenas dos bancários, mas também dos trabalhadores. A Fetec demonstrou força nestes 25 anos e estou certa que continuará forte pelos próximos 25”, opina.

O secretário-geral do Vida Bancária, Wanderley Crivellari, disse que o evento deste ano foi diferenciado. “Coincidiu de que este congresso fosse no mesmo ano da criação da Fetec. Isso fez com que a gente se relembrasse da nossa história e desse mais força para seguir em frente. A Fetec apoia fortemente o trabalho do Vida Bancária e isso nos ajuda bastante. Estive na fundação da Fetec em Londrina e tenho orgulho de todo o seu trabalho”, revela.

Além do congresso, foi realizada uma festa em comemoração dos 25 anos de existência da Fetec, que se deu em 19 de janeiro de 2017.

 

Fonte: Fetec-CUT-PR

Autor: Flávio Augusto Laginski

Close