fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:48 Sem categoria

Temos muito a comemorar, compartilhar e agradecer!

Companheira e companheiro dirigente sindical:

Com muitas lutas e vitórias, concluímos a Campanha Nacional dos Bancários de 2013 e temos muito a comemorar, compartilhar e agradecer.

Mas não foi nada fácil. Pelo contrário. Quando começamos a campanha, no primeiro semestre, tínhamos dois grandes problemas. Primeiro, a ameaça recorrente de aprovação do PL 4330 na Câmara dos Deputados, colocando em risco o futuro da categoria. E depois a intransigência dos banqueiros, que estavam decididosa acabar com a política de aumento real e apostaram no fracasso da greve.

No entanto, os bancários e as bancárias atenderam o nosso chamado de “vem pra luta” e deram uma fantástica demonstração de ousadia, de unidade e de mobilização. Com uma greve histórica, que teve o maior índice de paralisação de agências em mais de 20 anos, arrancamos aumento real de salário pelo décimo ano seguido, valorização ainda maior dos pisos, avanços econômicos e sociais e novas conquistas.

E no último lance da campanha, forçamos os bancos a recuarem e a aceitarem a compensação das horas da greve só até 15 de dezembro, fazendo no máximo uma hora por dia. Também arrancamos importantes avanços nas negociações específicas com os bancos públicos, somando conquistas para os funcionários dessas instituições.

Além disso, no meio da greve, conquistamos outra importante vitória: o adiamento da votação do PL 4330 da terceirização. Foi o resultado da mobilização dos trabalhadores, impulsionada pela CUT e demais centrais sindicais. Ganhamos uma importante batalha e juntos ganharemos essa guerra.

Todas essas importantes vitórias precisam ser comemoradas porque foram resultados da disposição de luta da categoria, da capacidade de organização dos sindicatos e federações e do compromisso de cada dirigente sindical com a luta dos trabalhadores.

Desta forma, eu quero fazer um agradecimento e prestar uma homenagem especial às entidades e a você, dirigente sindical. Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que cada um e cada uma de nós ajudaram a fazer a diferença, evitando o que teria sido uma derrota irreparável para a classe trabalhadora e conquistando importantes vitórias para a categoria, que viraram referência para os demais trabalhadores em luta no segundo semestre.

Ao mesmo tempo, compreendemos a importância estratégica do papel de protagonistas e travamos uma luta histórica contra a precarização do trabalho no Brasil. Fizemos uma mobilização nacional contra o PL 4330, pressionando os parlamentares no Congresso Nacional e nos estados e dialogando com a sociedade para mostrar a gravidade da ofensiva dos empresários, liderados pelos representantes dos bancos. Ganhamos importantes apoios e conseguimos impedir a votação do projeto na Câmara.

Por isso, mais do que ninguém, cada dirigente sindical pode se orgulhar de ter participado dessas lutas e vitórias dos bancários e da classe trabalhadora, que nos revigoram para enfrentar e vencer novos desafios, na construção de um país mais justo e com igualdade de oportunidades para todos os brasileiros.

Muito obrigado por sua contribuição e confiança. Você faz parte dessa história de lutas e conquistas.

Um grande abraço!

Carlos Cordeiro

Presidente da Contraf-CUT

Close