fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:38 Sem categoria

Começam os debates do Seminário sobre FGTS. Evento está sendo transmitido ao vivo

Os debates podem ser acompanhados em http://ow.ly/qqdU306ggUY. O evento, promovido pela Fenae e Contraf-CUT, é comemorativo aos 50 anos do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço

A Fenae e a Contraf-CUT promovem, nesta quinta-feira (17), o Seminário “A Contribuição do FGTS para as Políticas Públicas”, em comemoração aos 50 anos da criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Clique aqui para acompanhar os debates do evento, que acontece em Brasília, com a participação de trabalhadores da Caixa, representantes de entidades sindicais e do movimento associativo, de movimentos sociais, entre outros.

O objetivo do seminário é pautar na sociedade a importância do FGTS para as políticas públicas do país e alertar sobre os riscos que representam as propostas de alteração da Lei 8.036 que circulam nos meios de comunicação e nos bastidores da política nacional.

“Diante da conjuntura atual, trata-se de um risco concreto de vermos esse importante instrumento de políticas públicas ser convertido em recursos a serviço do capital financeiro. É fundamental que a gestão do Fundo de Garantia continue na Caixa, um banco 100% público e a serviço do país e dos brasileiros”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

No encerramento será lançada uma cartilha sobre o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço. Confira a programação completa:

9h – Abertura solene

10h – Painel 1: A história do FGTS

10h05 – A origem do FGTS e a Lei 8.036/90 – Márcia Kumer – engenheira civil, ex-diretora da Caixa Econômica Federal da área de Habitação.

10h35 – 25 anos de participação dos trabalhadores – Cláudio da Silva Gomes, representante da CUT no Conselho Curador – FGTS

11h05 – A contribuição do FGTS na política social e urbana – Prof. Benny Schasberg, arquiteto e urbanista, professor da UnB.

11h35 – Debate com os palestrantes

12h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Painel 2: O FGTS sob ameaça constante

13h35 – Projetos de Lei ameaçam o FGTS – Rita Serrano – Coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas (em vídeo)

14h00 – A importância da centralização na Caixa – Henrique José Santana – Superintendente Nacional da Área de FGTS da Caixa, graduado em Ciências Econômicas pela AEUDF; pós-graduado em Gestão de Inovação, com ênfase em Tecnologia e Negócios, pela UFRJ

14h30 – Os números do FGTS FGTS – Clemente Ganz Lúcio – diretor técnico do Dieese.

15h – A visão da indústria da construção sobre os programas de moradias de baixa renda – Carlos Henrique Passos – Representante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

15h30 – A importância do FGTS na produção de moradias de baixa renda –  Evaniza Lopes Ribeiro, assistente social pela PUC/SP, mestre em arquitetura e urbanismo FAU/USP.

16h00 – Intervalo para café

16h20 – Debate com os palestrantes

17h30 – Encaminhamentos

18h30 – Coquetel de lançamento da Cartilha FGTS

Fonte: Fenae Net
Close