fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:57 Sem categoria

Comportamento do banco Bradesco mexe com a criatividade dos trabalhadores

Cordel: a peleja do monstro “Presença” para derrotar a deusa greve

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sindicato dos Bancários do Ceará usou a Literatura de Cordel, gênero literário de forma rimada, popular em todo o Nordeste, para expressar as práticas antissindicais adotadas pelo Bradesco durante a greve nacional dos bancários.

> Clique aqui para acessar o Cordel em PDF

Segundo Carlos Eduardo, presidente Sindicato dos Bancários do Ceará e da Fetrafi-NE, “a todo o momento os bancários mostram criatividade e cultura, principalmente neste período, que se mantém inquietante pela frustração das negociações com os bancos que levaram os bancários à greve”.

“O cordel foi o mecanismo usado pelos bancários para denunciar à sociedade as práticas antissindicais cometidas pelo Bradesco. Também fortalece a mobilização e contribui para quebrar a intransigência dos bancos. Este é o caminho para atingir uma proposta de emprego decente”, afirma Carlos Eduardo.

Confira abaixo a Literatura de Cordel

Autor – Tomaz de Aquino

Lá na cidade de Deus
Que mais parece um inferno
Fica a sede do Bradesco
Banco que se diz moderno
Mas recorre ao interdito
Instrumento medieval
Para acabar com a greve
Direito mais que legal

“Presença” ele se intitula
Tirando uma de bonzinho
Que diz atender a todos
Do ricaço ao pobrezinho
Na verdade o que ele almeja
e busca a todo vapor
é o rico dinheirinho
do barão, do camelô

Prá continuar explorando
O povo e a categoria
inventa tarifa nova
E meta prá todo dia
Demite trabalhador
Faz bancário de vigia
Cobra trabalho noturno
De olho na mordomia

Agora em tempo de greve
Afronta a democracia
Em conchavo com a justiça
Pratica estripulia
Impedindo o Sindicato
De chegar perto da agência
Prá realizar seu trabalho
Com harmonia e decência

Lucrou quase 4 bi
Só no primeiro semestre
Encheu as burras de novo
Isso sempre acontece
Paga piso miserável
Lucro não quer repartir
E o direito de greve
Agora quer coibir

Mas bancário não é besta
População também não
Prá engolir a conversa
Fiada de tubarão
Com o Sindicato do lado
Vamos partir afiados
Prá buscar o que é nosso
Honrar o nosso quinhão

A greve se mantém forte
E vai ficar muito mais
Quando os bancários e o povo
Mandarem esse Caifás
Que atende por “Presença”
Sem peso na consciência
Sem carta de indulgência
Pros braços de Satanás

Vou terminar minha prosa
Pedindo à população
Que apóie a justa luta
Dos bancários da Nação
Que querem o Banco pro povo
Com crédito de baixo custo
Sem fila e sem enganação
Pagando salário justo.

Fonte: Contraf-CUT, com Seeb Ceará

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br

============================================

03/10/2011

Bancários distribuem sardinha em protesto contra interdito

SARDINHA FOI ASSADA EM FRENTE AO BRADESCO DA RUA MONSENHOR CELSO

Nesta segunda-feira, 03 de outubro, bancários em greve assaram sardinha em frente a uma agência do Bradesco, no centro de Curitiba, em protesto contra os interditos que impedem piquetes em frente ao banco.

A iguaria foi distribuída para a população que transitava no local e o protesto foi amplamente acompanhado por emissoras de TV da capital. Os bancários pretendem continuar com manifestações amanhã, 04 de outubro, desta vez contra a reabertura das agências do HSBC.

Violência – A manifestação pacífica foi marcada pela truculência da Prefeitura de Curitiba, que mandou guardas municipais impedirem o protesto. Os guardas tentaram retirar dos bancários a churrasqueira e os demais instrumentos utilizados para assar a sardinha. Os bancários tiveram que assumir o compromisso de continuar o manifesto por apenas mais 30 minutos para que os objetos não fossem confiscados.

Por: Paula Padilha.

=========================================

07/10/2011

Banco Bradesco de São José dos Pinhais coage funcionários

Nesta sexta-feira, 07 de outubro, os representantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região presenciaram uma cena lamentável na Agência Bradesco de São José dos Pinhais. Desrespeitando o direito de greve dos funcionários, a gerência, acompanhada de um cartorário, obrigou a abertura do local, coagindo os bancários a voltarem ao trabalho, sob ameaça de seus nomes constarem em ata caso não cumprissem a ordem. As ameaças de demissão aos trabalhadores de bancos privados que aderem ao movimento paredista são constantes.

O Sindicato só gostaria de relembrar que está recolhendo todas as provas possíveis para que os responsáveis por práticas antissindicais e assédio moram sejam devidamente punidos. Bancário, se você souber ou presenciar situações assim, denuncie e guarde todas as provas!

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

=====================================

03/10/2011

Com lona na porta do Bradesco, bancários protestam por segurança em Cuiabá

Crédito: Seeb MT
Seeb MT O quarto dia de greve dos bancários foi marcado por protesto na porta do Bradesco, em Mato Grosso, na última sexta-feira 30. O objetivo da atividade foi cobrar mais segurança e protestar contra o 26º ataque a bancos em Mato Grosso, ocorrido na quinta-feira 29, no Sicredi de Feliz Natal (535 Km de Cuiabá).

Com lona preta e um cartaz, os bancários cobraram a instalação de biombos e representaram através de atores, os lucros dos bancos e os salários dos trabalhadores.

A greve dos bancários segue forte em todo Estado, sobretudo em Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo são 138 agências em greve em Mato Grosso.

Os municípios que entraram na lista no Estado são Alta Floresta, Campo Novo do Parecis e Nova Olímpia. Os demais municípios de Mato Grosso que estão em greve são Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Arenápolis, São José do Rio Claro, Barra do Bugres, Sorriso, Nortelândia, Barra do Garças, Confresa, Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde, Alta Araguaia, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Lucas do Rio Verde, Diamantino, São Félix do Araguaia e Vila Rica.

“Nossa manifestação em frente ao Bradesco foi o protesto contra a insegurança nas agências de Mato Grosso. Infelizmente, mais uma agência foi alvo de criminosos e nada está sendo feito. Os bancos insistem em não investir em segurança e a população continua sendo refém da insegurança”, destaca o presidente do Seeb-MT, Arilson da Silva.

“Nossa greve é por valorização. Que o banco valorize os bancários e a população com mais contratações, menos tarifas, e que a segurança seja garantida. É uma vergonha que ainda existam bancos que não instalaram os biombos em Cuiabá. Queremos emprego decente e segurança, é por isso que seguimos fortes na greve”, completa.

Correios

Durante o ato, foi servido um café da manhã para os bancários e para população com o objetivo de demonstrar que a partilha é possível em todas as esferas. Também marcaram presença no ato organizado pelo Seeb-MT os trabalhadores dos Correios que estão em greve e registraram apoio à causa dos bancários.

Fonte: Marcela Brito – Seeb MT

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br

Close