fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:14 Sem categoria

Conferência Estadual: É preciso acreditar na mudança

PRESIDENTE DA CONTRAF-CUT CONCLAMA BANCÁRIOS DO PARANÁ A ACREDITAR QUE É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA E REDUZIR A ROTATIVIDADE E O ADOECIMENTO

Ainda na noite de sexta-feira, 13 de junho, os participantes da 16ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná, realizada em Cornélio Procópio, assistiram à análise de conjuntura realizada pelo diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Roni Barbosa e pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

Conjuntura internacional – Roni Barbosa iniciou sua fala afirmando que a crise mundial iniciada em 2008 agravou seriamente a situação dos trabalhadores do mundo, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, chegando a 200 milhões de desempregados atualmente. Além da forte onda de desemprego, há ainda a precarização do trabalho, resultado da política neoliberal que amplia a recessão, diminui os investimentos estatais e prioriza o capital especulativo.

“Apesar das desigualdades sociais, a América Latina é a única região que se diferencia neste contexto, com a saída de mais de 50 milhões de trabalhadores da zona de miséria e pobreza. Transformações lideradas por Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador”, afirmou o diretor da CUT.

Conjuntura nacional – Segundo Barbosa, apesar do cenário de estagnação mundial, o Brasil tem se fortalecido ao longo dos anos, mantendo o crescimento do PIB. “Com as políticas dos Governos Lula e Dilma, 36 milhões de brasileiros saíram da miséria; pessoas que estavam à margem da sociedade e agora são trabalhadores”, ilustrou. Além da geração de emprego e dos programas de inclusão social, o diretor da CUT destacou a abertura do diálogo com AS conferências, o fortalecimento da agricultura familiar e, principalmente, a valorização do salário mínimo.

Para finalizar, Barbosa elencou os principais enfrentamentos que a classe trabalhadora ainda precisa realizar: a luta pela democratização da comunicação e as reformas política, agrária e sindical. “Em 2014, nossa principal tarefa é reeleger a presidente Dilma, pois, sem ela na presidência, não teremos outra alternativa que não enfrentar a dura política neoliberal”, concluiu Roni Barbosa.

Cenário bancário – Em sua análise, o presidente da Contraf-CUT apontou duas grandes vitórias dos bancários em 2013: a campanha salarial que ampliou as conquistas da categoria e o embate contra o Projeto de Lei 4.330, que iria regulamentar a terceirização no país. Diante disso, para 2014, Carlos Cordeiro postulou três desafios: realizar uma grande campanha salarial unificada; vencer, novamente, a guerra contra a terceirização e precarização do emprego; e, por fim, vencer as Eleições 2014, não apenas com a reeleição da presidente Dilma, mas também com a eleição de governadores e parlamentares que representem os direitos dos trabalhadores.

Cordeiro apresentou dados da conjuntura bancária em três áreas: emprego, saúde e remuneração, ressaltando a alta rotatividade no setor financeiro, o número de adoecidos e afastados e o achatamento da massa salarial da categoria. “Diante destes dados, é preciso acreditar que é possível chegar a um resultado diferente dos quase 100 mil demitidos nos últimos 3 anos, dos mais de 15 mil afastados em 2013 e dos salários de admitidos 40% menores que dos demitidos”, conclamou.

Confira aqui os detalhes da apresentação de Carlos Cordeiro (em *.pptx).
Por: Renata Ortega

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias_detalhe.asp?id=19283&id_cat=1

Close