fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:48 Sem categoria

Conferência Regional em Cornélio Procópio discute o momento de ataque aos direitos dos trabalhadores

Presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, analisou a atual conjuntura e seus reflexos para os trabalhadores

23/05/2016

Contraf-CUT

O presidente da Contraf-CUT foi convidado para fazer uma análise da conjuntura para os trabalhadores - Contraf-CUT

O presidente da Contraf-CUT foi convidado para fazer uma análise da conjuntura para os trabalhadores

A Conferência Regional do Vida Bancária, que é composto pelos Sindicatos dos Bancários de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina, ocorreu neste sábado (21), em Cornélio Procópio, no Paraná. O encontro reuniu 80 pessoas, entre bancários e bancárias, e levantou as propostas da categoria para a Campanha Nacional Unificada 2016, que serão encaminhadas para a Conferência Estadual dos Bancários, que ocorrerá nos dias 1º, 2 e 3 de julho, em Curitiba e, posteriormente, para a 18ª Conferência Nacional dos Bancários, no final de julho, em São Paulo.

O presidente da Contraf-CUT foi convidado para fazer uma análise da conjuntura e seus reflexos para os trabalhadores. Roberto von der Osten, fez um resgate histórico da última campanha salarial da categoria e o relacionou com a situação atual, de forte ataque aos direitos dos trabalhadores.

“Tivemos uma bela participação de bancários. Muitas intervenções de qualidade e cheia de propostas apontaram caminhos para a Campanha Nacional. A Regional “Vida Bancária” da FETEC-PR sempre foi assim: combativa e participante. Organiza, mobiliza e faz a luta”, elogiou.

Também participaram da Conferência Regional do Vida Bancária várias lideranças sindicais, como Marcio Kieller, secretário-geral da CUT-PR e Júnior Cesar Dias, presidente da Fetec-CUT/PR.

Eleição Cornélio Procópio

Na última sexta-feira (20), os bancários e bancárias elegeram a diretoria do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio (PR) para o triênio 2016/2019. A chapa única, “Democracia e Luta”, encabeçada pelo bancário do Itaú, Elizeu Marcos Galvão, foi eleita com de 97,71% dos votos.

Roberto von der Osten enalteceu o resultado. “Ser eleito em plena crise, em pleno golpe institucional e sob forte ataque aos nossos direitos, demonstra que a categoria confia muito na chapa que elegeu. Significa que a categoria escolheu quem vai liderar as lutas difíceis que virão. Parabenizamos a nova direção que vai assumir e homenageamos a direção que vai concluir seu mandato.”

A partir de 1º de agosto, Elizeu Marcos Galvão, terá o desafio de coordenar as ações do Sindicato em tempos de golpe e tentativas de retrocesso. “O resultado da eleição demonstra o bom trabalho desenvolvido nestes últimos anos, como também a confiança que os trabalhadores e trabalhadoras depositam no sindicato e na nossa Chapa 1. Vamos continuar lutando contra os ataques aos direitos dos trabalhadores e assegurar mais conquistas para a categoria”, disse Elizeu Marcos Galvão.

Fonte: Contraf-CUT

================================================

Conferência em Cornélio Procópio reforça a unidade dos Sindicatos do Vida Bancária

Divonzir Lemos Carneiro, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio, abriu a Conferência RegionalDivonzir Lemos Carneiro, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio, abriu a Conferência Regional
SEGUNDA-FEIRA, 23/05/2016

O secretário Geral da CUT/Paraná, Márcio Kieller,
falou sobre a conjuntura do país

Roberto Von der Osten, presidente da Contraf-CUT, prestigiu a Conferência Regional em Cornélio Procópio

Os Sindicatos do Vida Bancária realizaram no último sábado (21/05), em Cornélio Procópio, a Conferência Regional da Campanha Nacional Unificada 2016. Estiveram presentes cerca de 80 bancários e bancárias representando as bases de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina.

A Conferência indicou as prioridades para a negociação deste ano com a Fenaban, tendo como base a Consulta Nacional feita pelos Sindicatos durante o mês de maio na Região Norte do Paraná.

No evento teve um debate a respeito da conjuntura política e econômica do país, com a participação de Roberto Von der Osten, presidente da Contraf/CUT, Junior Cesar Dias, presidente da Fetec/CUT-PR, e Márcio Kieller, secretário Geral da CUT/PR.

“A categoria terá que estar preparada para resistir aos ataques que a Classe Trabalhadora vem sofrendo nos seus direitos, tanto na relação direta com os patrões, quanto na tramitação de diversos projetos de lei no Congresso Nacional”, alerta Wanderley Crivellari, representante da regional Vida Bancária na Fetec/CUT-PR.

Na avaliação de Wanderley, por conta disso, a unidade dos Sindicatos que compõem a regional Vida Bancária deverá ser ainda mais reforçada. “Somente com muita mobilização da base e com unidade na luta, conseguiremos sair vitoriosos nessa Campanha Salarial que se aproxima”, ressalta.

Prioridades da categoria

O aumento real nos salários foi defendido pela maioria dos bancários e bancárias, que apontaram como necessário buscar um índice de reajuste entre 10% e 15%. Ainda em relação à remuneração, a Consulta revelou que quer um valor maior para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e, também, para a Cesta-alimentação, dentre outros benefícios que fazem parte da remuneração indireta.

Na resposta sobre de que forma a categoria pretende participar da Campanha deste ano a opção pela greve foi apontada pela maioria absoluta, que entendeu ser a maneira mais eficaz para vencer a tradicional intransigência dos bancos na mesa de negociações.

A defesa do emprego, com o fim das demissões e das terceirizações, também foi destaque na Consulta feita junto às bases de Arapoti, Apucarana, Cornélio Procópio e de Londrina, que defenderam ainda o combate ao assédio moral e o adicional de risco de 30% para quem trabalha nas agências, postos e tesouraria.

Para Divonzir Lemos Carneiro, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio, as prioridades da categoria para a Campanha 2016 são plenamente possíveis de serem contempladas pelos bancos.

“Tranquilidade em relação ao emprego, melhores condições de trabalho e uma remuneração maior são necessárias para garantir qualidade de vida e proporcionar um desempenho desejado pelos bancos para alcançar as metas, cada vez mais altas, e superar as dificuldades enfrentadas pelo bancário e a bancária no dia a dia”, avalia Divonzir.

O resultado da Consulta feita nas bases do Vida Bancária será centralizado aos demais dos Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR na Conferência Estadual dos Bancários, que será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de julho, em Toledo.

Close