fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:36 Sem categoria

Conferência Regional realizada em Campo Mourão define metas de trabalhadores bancários vinculados à PACTU

Campanha Salarial Unificada 2010

No último sábado, 12 de junho, dirigentes sindicais e trabalhadores bancários da base da regional PACTU, que inclui os Sindicatos dos Bancários de Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Toledo e Umuarama e respectivas regiões, participaram da Conferência Regional da Campanha Salarial 2010.

O economista Cid Cordeiro, supervisor técnico do Dieese/PR, abriu a Conferência analisando a conjuntura econômica do país: a economia brasileira está favorável, possibilitando focar no aumento real. Cordeiro realizou uma exposição objetiva sobre as negociações de categorias que tiveram suas datas-base durante o primeiro semestre de 2010 e conquistaram aumento real com índices acima da inflação. Para a data-base dos bancários, em 01 de setembro, a estimativa do órgão é que a inflação seja de 5,5%.

Durante o evento, foram apresentados os dados da consulta aos bancários, que apontou as prioridades da categoria. Os resultados serão encaminhados para apreciação na Conferência Estadual dos Bancários organizada pela FETEC-CUT-PR, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, em Curitiba. De acordo com a consulta aos bancários, a maioria dos trabalhadores da base da PACTU reivindica como as principais metas econômicas a serem negociadas: aumento real (com índice de reajuste das verbas salariais de 10%); maior valor de Participação nos Lucros e Resultados (PLR); e ampliação do salário de ingresso da categoria.

Roberto Von Der Osten, secretário de Finanças da Contraf-CUT e de Formação da FETEC-CUT-PR, falou sobre a organização nacional, de como serão as negociações entre bancários e banqueiros. A Campanha Salarial 2010 é estruturada em quatro eixos definidos pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e abrange: remuneração; emprego; saúde do trabalhador e segurança bancária; e sistema financeiro.

O presidente da FETEC-CUT-PR, Elias Hennemann Jordão, apresentou no evento os eixos da campanha salarial, abrindo os debates. Elias elogiou a organização desta mobilização nas cidades do interior onde foram realizadas as conferências (Cornélio Procópio e Campo Mourão). “Parabenizo a estrutura e o formato de como foram organizadas as conferências, proporcionando debates com bastante qualidade”. Ele enfatiza que a maior dificuldade de negociação durante a campanha é do índice de aumento real. “Cada percentual conquistado deve ser valorizado. Se contarmos os reajustes acima da inflação nos últimos seis anos, houve um incremento de 12,02% e o piso da categoria obteve 17,84% de ganho real”.

Para o Presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região, Luis Marcelo Legnani, a divulgação da consulta com os trabalhadores irá refletir na mobilização. Marcelo acredita que os bancários querem participar, mesmo temendo os efeitos da greve. “Quem causa a paralisação das atividades durante a campanha é o banqueiro quando restringe a negociação. É importante o trabalhador bancário começar a participar, se informar e tomar posição nessa campanha”.

A próxima Conferência Regional será realizada em Curitiba, no dia 19 de junho, com a apresentação dos dados da consulta que incluiu as respostas de trabalhadores da Capital e Região. Já foram divulgadas no dia 5 de junho as metas de Campanha dos Bancários dos quatro sindicatos pertencentes à base Vida Bancária (Londrina, Arapoti, Apucarana e Cornélio Procópio e respectivas regiões).

Todas as reivindicações apuradas pelos 10 sindicatos vinculados à FETEC-CUT-PR serão analisadas na Conferência Estadual e encaminhadas ao Comando Nacional durante a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 25 de julho de 2010.

Por Paula Padilha, que é jornalista.

FETEC-CUT-PR.

Close