fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:21 Sem categoria

Congresso da UNI Global(Sindicato Mundial) debate paz e democracia

Evento está acontecendo em Liverpool, de 14 a 20 de junho.

Está sendo realizado, entre os dias 14 e 20 de junho, o 5° Congresso Mundial da UNI Global Union, em Liverpool. A UNI Global é um sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores de 900 entidades do setor de serviços em diversos países do mundo, entre eles o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região.


Fotos: SEEB Curitiba

Nos dias 15 e 16 de junho, mais de 450 dirigentes sindicais mulheres de inúmeros países reuniram-se na 5ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global, discutindo, sobretudo, formas de combate à violência de gênero. A partir do dia 17, mais de 600 dirigentes iniciaram outros importantes debates, como economia sustentável, o futuro do mundo do trabalho diante das tecnologias, direitos humanos, democracia e paz. Intitulado Making it Happen! (Fazer acontecer!), o evento conta com a participação da diretora do Ramo Financeiro do Sindicato, Katlin Salles.

“Trata-se de um Congresso muito rico, que nos possibilita um aprendizado valoroso por meio da troca de experiências com representantes de todo o mundo. Neste momento, compreendemos como é importante a união dos sindicatos mundo afora, pois o Capital faz acordos globais visando apenas ao lucro e prejudicando os trabalhadores. Por isso, precisamos romper barreiras e atravessar fronteiras, fazendo também acordos globais para defender os trabalhadores”, resume Katlin.

A dirigente sindical destaca que Liverpool, sede do Congresso, é considerada a cidade mais democrática do mundo. O evento contou ainda com a participação do atual prefeito e ex-sindicalista, representante dos trabalhadores marinheiros, Joe Anderson, que defende a necessidade de ofertar aos jovens ferramentas e espaço para que sejam protagonistas. “Não devemos aguardar o governo ideal, precisamos de uma luta organizada, pois somente assim encontraremos uma saída para os atuais problemas, através da paz e da democracia”, traduz Katlin.

Avaliação
“As políticas de austeridade, aplicadas em vários países mundo afora, assim como no Brasil, aliadas à retirada de direitos dos trabalhadores, têm causado uma convulsão no mundo do trabalho. Por outro lado, 85% da população global quer e precisa de uma nova regulamentação salarial. Esse grave conflito de interesse precisa ser resolvido de maneira mais igualitária entre o Capital e Trabalho. Por isso, é preciso que continuemos acreditando no poder de organização e transformação que o sindicato é capaz de fazer. Neste sentido, o 5° Congresso da UNI Global Union tem mostrado que a unidade entre os trabalhadores e trabalhadoras será fundamental para termos êxito no futuro do mundo do trabalho!”, avalia Júnior César Dias, presidente da Fetec-CUT-PR.

Renata Ortega
SEEB Curitiba

Close