fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:53 Sem categoria

Contraf-CUT critica reajuste abusivo de 30,44% no Cabesp Família

A Contraf-CUT critica o reajuste abusivo de 30,44% no plano de assistência médica do Cabesp Família, a ser implementado a partir de 1º de maio. O plano atende principalmente parentes até 3º grau de funcionários do ex-Banespa, hoje Santander, ainda na ativa e aposentados.

“Trata-se de mais uma violência, uma verdadeira paulada no bolso dos usuários do Cabesp Família, sem nenhuma justificativa da diretoria da Cabesp”, destaca Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e diretor da Afubesp. Ele teme a saída de beneficiários porque muitos não terão condições financeiras para pagar os altos valores das mensalidades, prejudicando o plano e a Cabesp.

O percentual de reajuste está muito acima da inflação do período. A variação do INPC nos últimos 12 meses foi de 5,62%, segundo o IBGE. Além disso, o índice autorizado pela ANS para reajuste de planos individuas e familiares em 2013 foi de 9,04%.

O abuso dos reajustes no Cabesp Família não é de hoje. Em 2013, a elevação foi de 11,71%, o que provocou muitas reclamações de usuários. Já em 2012, o aumento tinha sido de 22,01%, causando a evasão de inúmeras pessoas, conforme noticiou a Afubesp.

Além do índice abusivo, Ademir critica a falta de transparência e participação dos beneficiários na gestão do Cabesp Família. Ele já propôs em assembleias dos associados da Cabesp “a criação de um conselho de usuários, a exemplo de outros planos de saúde e da boa experiência do comitê gestor nos planos do Banesprev”.

Omissão dos diretores eleitos

Os dois diretores eleitos da Cabesp, Ricardo Mitsouka e Getúlio Coelho, estão omissos diante do absurdo reajuste que prejudica as famílias de muitos associados. Não divulgaram nenhuma explicação ou posicionamento.

O Departamento de Imprensa da Afubesp tentou entrar em contato na manhã desta quinta-feira (10) com os dois dirigentes eleitos. Getúlio, o diretor financeiro, ao invés de dar explicações, mandou recado pedindo que a Afubesp consultasse a página da Cabesp na internet, bem como as respostas dadas a outras pessoas em outros fóruns de banespianos.

“Eles fogem à responsabilidade ao não responder as questões e não dar transparência à gestão”, disse o diretor da Afubesp, Wagner Cabanal. Ele lembra que durante a recente assembleia de prestação de contas da Cabesp, ocorrida no dia 29 de março, eles foram questionados sobre qual seria o índice do reajuste e responderam que o assunto ainda seria discutido. “Dias depois veio a bomba. É claro que já sabiam, mas não queriam conflito na assembleia”, avalia o dirigente.

O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, lembra que a entidade sempre tenta abordar esse assunto nas assembleias. “O debate não acontece, pois o presidente da Cabesp não permite. E os eleitos dizem amém para tudo, não fazem a discussão, não defendem esse plano”, enfatiza o dirigente, que completa: “a Afubesp está estudando o que pode ser feito para defender os direitos dos usuários do Cabesp Família”.

Petição online

Uma petição online está disponível na internet reivindicando a redução do índice de aumento do plano.

> Clique aqui para assinar a petição.

Mais de 630 pessoas já assinaram o documento até o início da tarde desta quinta-feira, que será enviado para a Cabesp.

Fonte: Contraf-CUT com Afubesp

Close