fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:19 Sem categoria

Contraf-CUT discute eleição ao Conselho de Administração na Caixa

A Contraf-CUT se reúne nesta segunda-feira, dia 5, com o presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, em Brasília. O objetivo é discutir a eleição para escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do banco.

Pela Contraf-CUT, participam o presidente Carlos Cordeiro e o coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira, que também é vice-presidente da Fenae.

As entidades representativas dos trabalhadores discordam dos critérios para candidaturas estabelecidos pela empresa. O principal deles exclui mais de 80% do quadro dos empregados.

A Caixa exige que o candidato seja graduado em curso superior e ter exercido cargos gerenciais nos últimos cinco anos ou ter ocupado cargos relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por, no mínimo, dois anos.

Pelo calendário eleitoral estabelecido pela empresa, as inscrições dos candidatos seriam encerradas em 7 de junho. Por pressão da Contraf-CUT, a direção da Caixa recuou e adiou para 30 de agosto o encerramento do prazo para inscrição de candidatos a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do banco.

A representação dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das empresas estatais e de economia mista federais foi estabelecida pela lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Lula e regulamentada pela presidenta Dilma em 2011.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae

Close