Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br
 
 
publicado em 13 de dezembro de 2018 às 7:53:
Curitiba sedia 1ª Festa da Economia Solidária neste sábado (15)

Evento que celebra a comercialização de produtos sustentáveis será realizado no Espaço Cultura dos Bancários, com entrada gratuita

A 1ª Festa da Economia Solidária será realizada em Curitiba no próximo sábado, 15 de dezembro, no Dia Nacional da Economia Solidária. A promoção dessa forma de produção e comercialização de produtos artesanais, naturais e agroecológicos, com desenvolvimento sustentável e responsável, baseado no cooperativismo, é uma das ações desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho, já anunciadamente extinto pelo governo Bolsonaro.

O Dia Nacional da Economia Solidária, em 15 de dezembro, é uma homenagem a Chico Mendes e foi instituído na data de aniversário do seringueiro e ambientalista que representou a resistência contra o avanço do latifúndio nas florestas amazônicas.

Em 2003, primeiro ano do governo Lula, foi criado o Conselho Nacional de Economia Solidária, para estabelecer diálogo entre o governo federal e a sociedade civil visando políticas públicas direcionadas para esses trabalhadores.

No ano seguinte, o Banco Central do Brasil aprovou a constituição da Ecosol , Central de Cooperativas de Crédito de Economia Solidária, propiciando o acesso ao crédito voltado ao desenvolvimento local via projetos de economia solidária.

Na luta pelo desenvolvimento da Economia Solidária, também estão presentes diversos movimentos sociais e organizações que representam os empreendimentos solidários, organizados em cooperativas, associações e com braços nas entidades de classe, como ocorre na CUT, que no Paraná possui uma Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS/CUT) para a promoção da economia solidária, atuando na mobilização e na defesa desses pequenos produtores.

Os princípios de organização da prática de produção e de comércio solidários incluem desenvolvimento sustentável, autogestão e trabalho coletivo.

Em março de 2016 foi sancionada em Curitiba a Lei 14.786, instituindo a Política de Fomento à Economia Popular Solidária, que também criou o Conselho Municipal de Economia Popular Solidária. A lei estabelece que a Prefeitura dê apoio às iniciativas voltada para a economia popular solidária, que também prevê distribuição igualitária das vendas entre os produtores associados às cooperativas.

No Paraná, são 1004 empreendimentos solidários cadastrados na Senaes, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, totalizando 75.968 associados, sendo que os últimos dados disponíveis são do ano de 2017.

Ainda está em vigor até 2019 o 1º Plano Nacional de Economia Solidária (2015-2019), instrumento de orientação das políticas públicas, construído com a participação popular da economia solidária, durante a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, realizada em 2014.

Acesse e acompanhe outras informações sobre economia solidária no Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo

O que é Cadsol?

É uma ferramenta do site do ministério do trabalho, que você utiliza para localizar se no seu município há atividades da economia solidária. Acesse aqui o cadastro de empreendimentos.

1ª Festa da Economia Solidária

Data: sábado, 15 de dezembro de 2018
Horário: das 9h às 21h
Local: Espaço Cultural dos Bancários (Rua Piquiri, 380, Curitiba)
O que terá lá: feira de produtos da economia solidária, como alimentos orgânicos, artesanato, cosméticos naturais, brinquedos, entre outros.
Entrada gratuita.

deixe seu comentário

 
últimas notícias
15 de Março de 2019
  Ação contra MP dos sindicatos vai ao plenário do STF
15 de Março de 2019
  22 de março é dia de ir às ruas para lutar pela aposentadoria
13 de Março de 2019
  Manifesto contra a Reforma da Previdência (PEC 06/2019)
11 de Março de 2019
  Com governo em queda, Bolsonaro espalha fake news para agredir jornalista
8 de Março de 2019
  Dieese: as mulheres, outra vez, na mira da reforma da Previdência
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
WebmaniaBR® - Ideias em códigos