fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:21 Sem categoria

CUT alerta para prevenção do câncer de próstata

Central foca na saúde dos homens no Novembro Azul

Roberto ParizottiTrabalhadores da CUT participam de bate-papo sobre câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, por conta do diagnóstico tardio e do preconceito com a principal forma de detecção, o exame de toque retal.

Para ajudar a reverter esse cenário, a CUT promoveu uma palestra e bate-papo com a médica Ana Lúcia Cavalcanti e dirigentes na tarde desta quinta-feira (24) em sua sede sobre a necessidade de romper o tabu e enfrentar essa discussão também nas bases.

O evento organizado pela secretaria Geral, de Saúde do Trabalhador e pelo departamento de recursos humanos da Central focou na conscientização dos trabalhadores e abriu espaços para derrubar muitos mitos.

Presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas, disse que a desinformação é o que gera maiores problemas e falou ainda que a CUT indicará às estaduais e ramos promoverem diálogos como esse para suprir um vácuo presente nas empresas.

“A maior parte dos empregadores utiliza ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul para fazer mídia de responsabilidade social, mas não tem ação efetiva, que leva informação e busca transformar a vida do trabalhador. Os sindicatos têm de colocar nas negociações salariais que os empregadores promovam isso”, sugeriu.

Médica Ana Lúcia destacou necessidade de avançar sobre cultura machista para evitar mortes (Foto: Roberto Parizotti)Médica Ana Lúcia destacou necessidade de avançar sobre cultura machista para evitar mortes (Foto: Roberto Parizotti)Vagner disse que viu de perto como o preconceito pode afetar a saúde do homem. “Meu pai tem 77 anos e só fui conseguir com que fizesse o exame no ano passado. O tema da saúde pública é mal e porcamente discutido e com a elevação da cultura reacionária, até assuntos como esse serão difíceis de se tocar”, apostou.

Cultura machista

Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador, Madalena da Silva, lembrou que o homem vive 7,2 anos a menos que a mulher, mesmo com toda a desigualdade no mundo do trabalho, e isso pode ser explicado pela falta preocupação em se cuidar.

“A Política Nacional de Saúde para o Homem é nova, vem de 2009, mas espero que ajudemos a entender a necessidade de se cuidar, porque isso também é estar pronto para a luta.”

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, Wagner Menezes, o Marrom, cabe aos dirigentes reverter o preconceito contra o diagnóstico ao câncer de próstata. “Eu já passei por isso e é um exame como outro qualquer.”

A médica Ana Lúcia Cavalcanti defendeu que é preciso desmistificar o machismo que faz os homens morrerem.

“Temos a maior taxa de incidência desse tipo de câncer nos países desenvolvidos, provavelmente porque as pessoas têm maior acesso a exames, à informação e menos preconceito.”

Dados

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. O câncer de próstata se manifesta normalmente após 50 anos e tem tempo grande de desenvolvimento silencioso. Habitualmente, só é perceptível quando o homem começa a ter problemas urinários e o caso já avançado. A média de idade de diagnóstico é de 66 anos

Seis em cada 10 casos são diagnosticados após 65 anos. Se detectado no início, tem grande chance de cura e, a partir de 50 anos, é necessário fazer exame de rotina. A idade, portanto, é um fator de risco.

Para mais informações, clique aqui e acesse o documento preparado pela CUT que trata do tema.

Escrito por: Luiz Carvalho

Noticia colhida no sítio: http://www.cut.org.br/noticias/cut-alerta-para-prevencao-do-cancer-de-prostata-326a/

Close