fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:56 Sem categoria

CUT chega a 2 mil entidades registradas, mas questiona Ministério do Trabalho

Central quer chegar a 3 mil registros até o ano que vem, quando fará novo congresso nacional; dirigente pede critérios “republicanos”

São Paulo – A CUT alcançou a marca de 2 mil entidades sindicais – exatas 2.012 – registradas no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), segundo a entidade. O secretário nacional de Organização e Política Sindical, Jacy Afonso de Melo, afirmou que o objetivo é chegar até o próximo congresso nacional da central (Concut), no ano que vem, com pelo menos 3 mil entidades registradas. Ele questionou a política do MTE na concessão de registros.

Hoje, a CUT informa ter 3.364 entidades filiadas, com 22 milhões de trabalhadores na base e 7,464 milhões de filiados. Neste momento, o cutista coordena uma série de oficinas pelo país, para capacitar dirigentes sindicais e habilitar legalmente as entidades para obter o registro no ministério. Nesta segunda-feira (21), por exemplo, o dirigente está em Salvador, participando de oficina de capacitação para dirigentes de Bahia, Alagoas e Sergipe.

A preocupação é evitar, diz Jacy, alguma “atitude antirrepublicana” por parte do ministério. Segundo Jacy, vários sindicatos cutistas tiveram pedidos de registro arquivados. “Muitas vezes é falta de informação”, afirma. “Mas não sei se o Ministério do Trabalho tem o mesmo rigor com outras centrais, especialmente a Força Sindical.”

Mesmo com as possíveis dificuldades, o número de entidades da CUT registradas cresceu quase 20% em pouco mais de um ano. Em outubro de 2009, o total era de 1.692.

De acordo com os números atualizados nesta segunda-feira (21) no site do Ministério do Trabalho, em todo o país há 9.408 sindicatos de trabalhadores com cadastro ativo no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). Desse total, 6.253 (66%) são filiados a alguma central.

Atualmente, existem seis centrais reconhecidas legalmente, com base em critérios de representatividade: além da CUT, a Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Pelos dados mais recentes, a CUT tem 2.012 entidades reconhecidas no cadastro do ministério. Em seguida, vêm Força (1.507), UGT (889), NCST (843), CTB (489) e CGTB (375).

Por: Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual. Publicado em 21/02/2011, 17:05. Última atualização às 18:29

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.redebrasilatual.com.br.

Close