fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:19 Sem categoria

CUT Paraná lança campanha para integrar estudantes nas decisões políticas do país

Parceria institucional com o movimento estudantil visa ampliar o número de jovens a partir de 16 anos a tirarem título eleitoral

Foto: Gibran Mendes

Onde estão os estudantes secundaristas que ocuparam as escolas públicas do Paraná em 2016, numa mobilização que se alastrou pelo país, contra a Reforma do Ensino Médio promovida pelo governo Temer? “Esses jovens que ocuparam as escolas são os que ocuparam as ruas no tsunami da educação em 2019. Estão mostrando a importância da rebeldia e da ousadia”, disse Luiza. “Esses jovens estão ingressando nas universidades e estão ocupando o movimento estudantil. Eu sou uma delas!”, contextualizou Larissa.

Durante a manhã desta sexta-feira, 06 de março, a CUT Paraná realizou uma coletiva de imprensa com a participação do presidente da entidade, Márcio Kieller, da secretária da Juventude, Josenilda da Cruz Ferreira, e com representantes do movimento estudantil: Larissa Souza, presidenta da União Paranaense dos Estudantes (UPE), e Luiza Guimarães, da União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES).

As entidades apresentaram a campanha unificada “Se liga dezesseis – Juventude agora é sua vez”, que reúne movimento estudantil e sindical, para conscientização política de jovens trabalhadores e de estudantes em seus locais de circulação, as escolas. “O que nós queremos é despertar a consciência sobre a importância dos jovens de 16 e 17 anos exercerem seu direito a voto, que é facultativo, com a emissão do título de eleitor”, explica Kieller.

A campanha terá duas fases e começa agora em março, com a distribuição de cartazes e adesivos em escolas por todo o Paraná e também nas entidades sindicais. Estudantes que estão inseridos na UPES e na UPE serão os responsáveis pelo diálogo dentro das escolas, para integrar a juventude na participação política já nas eleições municipais de 2020.

Num segundo momento, os sindicatos e o movimento estudantil vão encampar 16 dias de ativismo. Para os jovens que vão votar pela primeira vez, o prazo limite para tirar o título de eleitor é 6 de maio e pode votar quem completa 16 anos até a data da eleição, 4 de outubro.

“A campanha é para fazer o jovem entender que tudo é político, sobre a importância do jovem contribuir. A juventude é a classe mais afetada com esse governo e a gente precisa participar das escolhas”, convoca Larissa. “É preciso que os jovens ajudem a decidir o futuro que a gente quer. Devemos explicar que política não é um cargo, que está ao nosso redor, na maneira que a gente olha as coisas, que tudo é político”, complementa Luiza.

Josenilda Ferreira explica que é importante destacar que a juventude em grande parte não está inserida nos debates políticos porque não há incentivo à emissão de título de eleitor. “Nós temos que ser protagonistas nesse processo também”.

A Central Única dos Trabalhadores entende que é fundamental o exercício da cidadania e que essa campanha é um instrumento de acesso à juventude também para a conscientização da importância do papel do movimento sindical e que a consciência política e de classe se dá no momento posterior, dialogando e debatendo, apresentando propostas de projeto de país que a central manifesta na Plataforma da Classe Trabalhadora.

O engajamento nesta campanha também considera que a juventude é formada pelos estudantes e também por jovens trabalhadores, seja os que acumulam estudo e trabalho, os que trabalham como pesquisadores durante seus estudos, ou ainda os que foram empurrados pela conjuntura brasileira a abandonar os estudos para trabalhar e contribuir com a subsistência familiar.

A estratégia do movimento estudantil é utilizar a estrutura da UPE e da UPES, que está em todas as cidades do Paraná, se apropriando do crescimento da interação dos jovens na política nos últimos dois anos. “Resta a nós conseguir guiá-los. É o momento certeiro de engajar esses jovens”, disse Luiza.

Visita ao TRE

A CUT Paraná, a UPE e a UPES foram recebidas pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, para apresentar a proposta de parceria para esta campanha. Institucionalmente o TRE alegou impedimento, mas apresentou dados que 800 mil jovens estão em idade de tirar a primeira via do título de eleitor. O TRE informou que estará aberto o dia todo na terça, 17 de março, para atender esse público e gravar vídeos institucionais sobre a importância do voto para a juventude.

Por Paula Zarth Padilha
FETEC-CUT-PR

Close