fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 07:51 Sem categoria

Diretoria do Banco do Brasil abandona o maior patrimônio da instituição. Confira!

Trabalhadores denunciam: PAQ do BB é engodo

Falta de objetividade nos critérios causa instabilidade entre os bancários

O Programa de Adequação de Quadros anunciado pelo Banco do Brasil na última sexta-feira (5) já está aberto e hoje deve ocorrer a primeira rodada do SACR (Sistema Automático de Concorrência à Remoção), onde os bancários que estão em “excesso” nas unidades poderão se inscrever para concorrer à vagas remanescentes, porém como escriturários.

O problema, segundo o Movimento Sindical, é a falta de clareza nos critérios para identificar quem são os “excessos” nas unidades e o modo como plano está sendo implementado. Pois, ao mesmo tempo que acontece o SACR, o banco promove uma reestruturação com desligamentos incentivados e transferências compulsórias.

“Os critérios são muito subjetivos, o banco não deixa claro quem está em excesso e o porquê. Os funcionários ficam sem opção, ou escolhem o lugar que querem ficar , mas como escriturários ou tentam concorrer a um cargo comissionado rebaixado, porém em outro local. Ou seja, tem que escolher entre a opção menos pior” lamenta Ana Busato, diretora do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

O Sindicato aponta outro problema causado pelo banco: os remanescentes da reestruturação anterior que não conseguiram ser realocados não terão prioridade de escolha, além disso, muitos outros poderão ser afetados e ficar na mesma situação.

“ Estamos recebendo denúncias de que as vagas não estão disponíveis no sistema e que muitos não estão conseguindo se inscrever. Já chegou até nós que até mesmo o pessoal da escritório digital, recém inaugurado, está sendo afetado” denuncia Daniele Bitencourt, diretora da FETEC-PR.

Com o fechamento do Cenop no Recife e de outras tantas agências, a preocupação dos trabalhadores é com a sobrecarga de trabalho, a terceirização e o desmonte da instituição. Estima-se que mais de mil trabalhadores estão em excesso e que em sua maioria serão os caixas serão os mais afetados.

“Com essas sucessivas reestruturações o banco se distancia da sua função social, empurrando o cliente para fora do banco ao impor o atendimento nos escritórios digitais. O BB está usando a reforma trabalhista para prejudicar seus funcionários, por isso precisamos nos mobilizar em defesa dos nossos empregos e do banco enquanto patrimônio público” defende Busato.

O Sindicato orienta à todos os bancários do BB que antes assinarem qualquer documento entrem em contato com o Sindicato para sanar as dúvidas ou denunciar situações de abuso. O contato pode ser feito pelo email bb@bancariosdecuritiba.org.br.

Por Camila Cecchin

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias-interna/9/bb/29139/trabalhadores-denunciam-paq-do-bb-e-engodo-

===============================

Permanece descaso com falta de funcionários em agências do BB

Banco descumpre promessa de solucionar a questão e prejudica a população

Desde outubro do ano passado, o Sindicato vem tentando negociar com o Banco do Brasil uma solução para a falta de funcionários em algumas agências de Curitiba: Seminário, Alto da XV, Mercês, Cajuru e também das agências Ahú e Universidade, que após reestruturação ficaram sem gerência, sobrecarregando os escriturários e prejudicando o atendimento à população.

Segundo a dirigente sindical Ana Smolka, após protestos dos trabalhadores, que denunciaram a precarização das condições de trabalho, o banco se comprometeu a apresentar uma solução até o final de dezembro, aumentando a dotação em 2 comissionados para cada agência, o que na prática não ocorreu.

“Constatamos que o problema permanece. O banco não cumpriu o prazo e as agências continuam somente com escriturários na dotação. Lamentamos o descaso e principalmente a falta de alçada destes funcionários que fazem promessas que não podem cumprir” denuncia Smolka.

A dirigente informa ainda que o assunto será levado pela Comissão de Empresas em reunião com o banco que acontece nesta quinta-feira (4), em Brasília.

“Não vamos aceitar o descaso do banco, são inúmeros postos de atendimento fechados, mesas vazias… precisamos da reposição de funcionários imediatamente. Estamos mobilizados em defesa patrimônio público e não vamos aceitar esse desmonte” finaliza Ana Smolka.

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias-interna/9/bb/29125/permanece-descaso-com-falta-de-funcionarios-em-agencias-do-bb

=================================

Banco do Brasil amplia PDG e remodela Programa de Premiação

Programa anunciado amplia o leque de abrangência para assistentes, caixas e escriturários

O Banco do Brasil divulgou nesta quarta-feira (3), na Agência de Notícias interna, a ampliação e remodelação do Programa Extraordinário de Desempenho Gratificado (PDG), com integração do Programa de Ascensão Profissional. Desta forma, foi lançado um Programa de Identificação de Talentos e outras formas de avaliação que comtemplam, inclusive, o programa de certificação.

O banco comunicou o anúncio do Programa à Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, que agendou uma reunião para a próxima quinta-feira (4), onde a instituição fará uma apresentação detalhada sobre o assunto.

O programa anunciado hoje amplia o leque de abrangência para assistentes, caixas e escriturários, e prevê pagamento de até um salário por semestre, dentro das regras estabelecidas de cumprimento de metas.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, a representação dos trabalhadores tem todo interesse de conhecer e debater sobre qualquer programa que contemple premiação, remuneração ou benefícios dos funcionários. Após a reunião com o BB faremos uma melhor análise do programa anunciado.

“Em visita aos locais de trabalho, conversamos com diversos colegas do novo público alvo e muitos têm dúvidas sobre o efetivo funcionamento do programa, considerando que aquelas pessoas que estão no atendimento não dispõem de tempo ainda para analisar melhor o que foi divulgado. A condição de trabalho ruim não tem permitido sequer a realização de cursos obrigatórios”, completa.

Contraf-Cut

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias-interna/9/bb/29124/banco-do-brasil-amplia-pdg-e-remodela-programa-de-premiacao

Close