fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:54 HSBC

Encontro de funcionários de bancos privados debate HSBC

Bancários vivem clima de tensão e insegurança.

O cenário atual no HSBC foi o foco principal durante o Encontro Estadual de Bancos Privados, realizado ontem (21), em Curitiba. O motivo desta prioridade é devido ao clima de tensão e insegurança sobre a venda da instituição bancária. Os trabalhadores de outros bancos, também tiveram suas pautas debatidas ao longo do dia.

A coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, Cristiane Zacarias, informou aos participantes do encontro sobre as ações realizadas para os funcionários do estabelecimento financeiro. “Estivemos em Brasília (DF) para nos reunir com representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Banco Central (BC) e com os deputados federais Enio Verri (PT-PR) e Erika Kokay (PT-DF). Enfatizamos nas questões sociais e de como seria prejudicial neste momento uma demissão em massa”.

Zacarias disse também que estão trabalhando em outras frentes como forma de assegurar o emprego dos funcionários do HSBC. “Encaminhamos uma carta para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que entregaram o material para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Queremos inserir a Prefeitura de Curitiba nesta história, pois, haverá um grande impacto na cidade devido à sede do banco ser na cidade”.

Ela conta ainda que o Sindicato está conversando com políticos. Tudo isso para salvaguardar o trabalho dos bancários. “Mandamos cartas para diversos parlamentares e vereadores, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) está articulando uma audiência pública para debater sobre a venda do HSBC e também queremos trazer o banco para uma conversa. Nossa bandeira é a da manutenção dos postos de trabalho. Sabemos que demissões serão inevitáveis a partir do momento em que uma nova instituição bancária assumir o HSBC. Mas, estamos fazendo de tudo para que o trabalhador não seja prejudicado”, concluiu.

Autor: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Especial HSBC – SEEB Curitiba

Close