fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:48 Sem categoria

Enem é tema de bate-papo virtual nesta quarta, 20

O edital do Enem saiu nesta segunda-feira (18), dando o aviso para estudantes de todo o país de que é hora de acelerar o ritmo para mandar bem nas provas. Na quarta-feira (20) às 11h, o grupo Mídia Periférica promove um bate-papo virtual dedicado ao Exame Nacional do Ensino Médio, com a participação do professor Reiner Godoy, de Brasília (DF), e transmissão do Portal EBC. Enderson Araújo, do Mídia Periférica, apresenta o Diálogos Digitais – #PartiuEnem direto de Salvador (BA), dividindo o posto com Daiene Mendes, que se conecta do Rio de Janeiro com os internautas.

Para acompanhar o Diálogos Digitais – #PartiuEnem ao vivo, atualize esta página a partir das 11h da próxima quarta (20)

Enderson Araújo e Daiene Mendes - Mídia Periférica
Creative Commons – CC BY 3.0Enderson Araújo e Daiene Mendes – Mídia Periférica

Divulgação/Mídia Periférica

Você pode enviar suas dúvidas e seus comentários sobre o Enem pelas redes sociais do Diálogos Digitais. Basta mandar sua mensagem pelo Facebook, usando a hashtag #PartiuEnem. Interaja também pelo Facebook, Twitter e Google+ do Portal EBC. Reiner Godoy, que dá aula de História e Filosofia em cursinhos pré-vestibular, vai receber os recados do público e dar dicas valiosas para quem busca uma vaga na faculdade.

Mídia Periférica dá espaço a jovens da periferia

O grupo Mídia Periférica foi criado pelo baiano Enderson Araújo em 2010, com o intuito de descontruir a imagem da juventude negra e da periferia na mídia. Hoje, aos 23 anos, Enderson viaja por comunidades brasileiras levando o aprendizado do projeto, que foi um dos vencedores da edição de 2012 do Prêmio Laureate Brasil – Jovens Empreendedores Sociais. O jovem faz parte da Renajoc – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e colabora com o programa Câmara Ligada, da Câmara dos Deputados.

A estudante de Jornalismo Daiene Mendes, de 25 anos, foi Diretora Executiva da ONG Voz das Comunidades, que ganhou repercussão nacional em 2010, quando a equipe do jornal produzido pelo grupo narrou pelo Twitter a ocupação do Complexo do Alemão pela polícia. A carioca também esteve entre os selecionados para ir a Nova Iorque em 2013 e participar do I Intercâmbio em Jornalismo Comunitário, promovido pelo Consulado dos Estados Unidos. Atualmente, produz de forma independente ações para ajudar na transformação da realidade dos moradores do Alemão.

Diálogos Digitais

Enquanto parte da mídia retrata o morador da periferia sob o estereótipo de delinquente, o Mídia Periférica apresenta o programa virtual Diálogos Digitais, que tem sua primeira edição nesta quarta-feira (20). A proposta é, por meio de debates na web, empoderar o público e criar estratégias para democratizar os meios de comunicação.

Os Diálogos Digitais vão discutir temas diversos e serão apresentados por jovens de diferentes cidades: Enderson Araújo, de Salvador (BA) e Daiene Mendes, do Rio de Janeiro. Cada papo conta com a participação em tempo real do público, tanto pelas redes sociais quanto pela ferramenta Hangouts, do Google.

Para Hanier Ferrer, da Agência de Redes Para a Juventude, “a proposta é importante para dar mais consistência na consolidação à juventude de origem popular, além de servir para mostrar o que somente quem é dos territórios conhece”.

Enem 2015

As inscrições para o Enem 2015 vão do dia 25 de maio a 5 de junho e as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Este ano, o preço da inscrição subiu: candidatos terão que pagar R$ 63, contra os R$ 35 cobrados em 2014. Estudantes que estão cursando o Ensino Médio em 2015, matriculados na rede pública, e aqueles que comprovarem baixa renda terão isenção da taxa. A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perdem o benefício para o ano que vem. No Diálogos Digitais – #PartiuEnem desta quarta, saiba mais sobre essa e outras novidades.

Diálogos Digitais – #PartiuEnem
Quarta-feira, dia 20 de maio, às 11h
Participe ao vivo pelo canal do YouTube do Mídia Periférica e pelo Portal EBC.

Close