fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:11 Sem categoria

Ex-dirigente da OAB repudia ataque da entidade a direitos sindicais e sociais

Wilson Ramos Filho conclama aos colegas que renunciem a cargos na OAB, para integrar a resistência que combaterá os golpistas em todas as frentes. 

 Por *Wilson Ramos Filho

A OAB nos últimos vinte anos sempre se pautou pela pluralidade. Isso mudou.

O Golpe começou quando a OAB em quase todos os Estados montou chapas compostas quase exclusivamente com advogados e advogadas conservadores e reacionários.

Em quase todas as seccionais os Conselhos deixaram de contar com advogados de esquerda ou de centro-esquerda.

Dominada por advogados de direita o primeiro passo da OAB foi aventurar-se com um pedido de impeachment sem que houvesse prática de crime de responsabilidade.

Consumado o Golpe a OAB passa a atacar os direitos sindicais e sociais.

Deram o Golpe para favorecer o empresariado e o capital financeiro como resta claro pelas intenções do governo usurpador divulgadas na imprensa.

Sentindo-se estimulada pela leniência da cúpula do judiciário em relação aos excessos de juízes e procuradores, a OAB decidiu agora interferir no direito de greve dos bancários ajuizando temerárias Ações  Civis Públicas em vários Estados, em atuação coordenada.

Como advogado e ex-dirigente da OAB/PR repudio veementemente mais esta atitude atentatória da ordem democrática e aos direitos sociais.  Conclamo, ainda, os advogados e advogadas a romper publicamente com os grupos políticos que ocupam a OAB sugerindo-lhes que renunciem a cargos que eventualmente ocupem nos Conselhos Estaduais ou nas Comissões de assessoramento à OAB, convidando-os para integrar a resistência que combaterá os golpistas em todas as frentes.

 

* Wilson Ramos Filho é professor de Direito do Trabalho na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Close