fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:38 Sem categoria

Fetec comemora 29 anos de existência

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) comemora nesta terça-feira (19) mais um ano de existência. Fundada no ano de 1992, na cidade de Londrina, a Fetec já nasceu forjada a ferro e fogo, pois vivíamos naquela época os duros e difíceis anos do governo Collor, em que a hiperinflação, os altos índices de desemprego, entre outras dificuldades, faziam parte da rotina dos trabalhadores e trabalhadoras.

A presença da Fetec tornou-se importante não apenas para a categoria bancária, que, graças aos esforços da federação obteve conquistas importantes, como a construção da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), vale-alimentação e refeição, PLR, jornada, só para citar alguns benefícios, como também para a sociedade paranaense, por conta da sua luta permanente de igualdade de oportunidades de gênero, raça, etnia e orientação sexual

Ao longo destes 29 anos de vida, a Fetec e os seus sindicatos filiados (Curitiba, Arapoti, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama), participaram de inúmeras ações em defesa dos trabalhadores e do bem público. Estivemos na luta contra a privatização do Banestado (o tempo mostrou como a Fetec estava certa e como o Paraná saiu prejudicado nesta venda) e da Copel; participamos da defesa da democracia; batalhamos contra as terceirizações nos bancos e contra as “deformas” trabalhista e previdenciária; apoiamos a greve dos professores, que resultou no massacre de abril de 2015 e, neste momento, a Fetec está na linha de frente contra os desmandos do governo bolsonaro e sua necropolítica.

Nem sempre a vitória veio. Tivemos nossa cota de lágrimas. Mas, citando o antropólogo Darcy Ribeiro, nossos fracassos foram nossas vitórias e detestaríamos estar no lugar de quem nos venceu. O fato de poder andar de cabeça erguida nos motiva a seguir nesta longa caminhada.

O presidente da Fetec, Deonísio Schmidt, faz questão de ressaltar em como a federação já é importante para o Paraná, mesmo com pouco tempo de vida. “A participação da Fetec e seus sindicatos filiados na organização da categoria bancária foi fundamental nestes 29 anos de história. Estivemos nos bancos, nas praças, nas ruas, nos portões das empresas, nas sedes dos governos construindo e defendendo os direitos, a renda e sobretudo a vida dos bancários e dos trabalhadores. Parabéns a todas e todos, bancários do Paraná”.

Viva os bancários e bancárias! Viva a Fetec-CUT-PR!

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec-CUT-PR

Close