fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:16 Sem categoria

FETEC-CUT/PR realiza XII Congresso Estadual neste sábado, 23

Evento, que definirá nova direção da entidade e promove reforma estatutária, será realizado virtualmente e pode ser acompanhado pelo YouTube e Facebook

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT/PR) realiza, no próximo sábado, 23 de maio, a partir das 9h, em Curitiba, seu XII Congresso Estadual. As atividades serão realizadas virtualmente por videoconferência e terá a participação de 20 delegados natos e outros 83 eleitos de toda a base da federação, que representa 80% da categoria bancária no Paraná, através de seus dez sindicatos filiados.

O Congresso da FETEC é realizado a cada três anos e tem como atribuição estatutária a eleição da direção da entidade e a prestação de contas do mandato. Neste Congresso, também será realizada reforma estatutária e a posse da nova diretoria eleita.

“Esse período da pandemia acabou acelerando alguns processos e um deles foi justamente essa virtualização da relação entre pessoas, que já não era pouca. Nós não poderíamos deixar de realizar o Congresso justamente porque nós também precisamos nos inserir nesse novo momento e utilizar essas novas ferramentas de organização e comunicação com os trabalhadores bancários e bancárias”, explica Junior Cesar Dias, que se despede da presidência da FETEC, após dois mandatos, neste sábado.

As atividades também são complementadas com uma mesa conjuntural: o tema “A comunicação com a categoria bancária pós-pandemia” será apresentado pela presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região, Ivone Silva.

Conforme explica Junior Dias, mais de 250 mil trabalhadores bancários no país estão sendo mantidos em regime de home office. “Isso não é pouco, e passada a pandemia nós teremos um percentual muito grande que não retornará às suas origens no local de trabalho, que permanecerão em regime de home office. Então nós vamos ter que buscar outros meios na organização dos trabalhadores”, diz.

A preparação do Congresso da FETEC por videoconferência foi precedida de realização de assembleias virtuais dos Sindicatos com os trabalhadores. “Nós temos já três acordos, um de financeiras e dois de bancos privados, que foram feitos através de assembleias virtuais. Isso já é um prenúncio do que nós teremos daqui pra frente. Claro que passado o período de pandemia e a gente puder voltar a fazer nossas assembleias ou reuniões presenciais, a participação virtual estará acontecendo paralelamente às assembleias tradicionais”, afirma Junior Dias.

Balanço de gestão

Durante o período do último mandato que exerceu na presidência da FETEC, que se encerra neste fim de semana, Junior Cesar Dias falou sobre o papel de atuação da entidade, em que destaca a luta contra a Reforma da Previdência e a defesa dos bancos públicos e das empresas públicas. “Foi uma gestão que investimos muito no debate com a sociedade, na tentativa do esclarecimento sobre a Reforma da Previdência Social. Nós logicamente tínhamos o entendimento de que não havia necessidade de fazer aquela reforma, não naqueles parâmetros. Então a gente teve uma participação bastante importante”, lembra o dirigente.

“Tivemos também participação importante na defesa dos bancos públicos. A federação esteve bastante envolvida, não só dos bancos, mas também na defesa das empresas públicas pela sua importância. Não apenas pela manutenção dos empregos, mas também pela manutenção do patrimônio público e pela importância que é para a economia, para o desenvolvimento político, econômico e social do país”, situa.

Junior relembra que toda a ação foi a partir de muitos desafios, especialmente no papel do movimento sindical. “Foi uma gestão marcada por muitos ataques na sua essência, que é a organização sindical. Várias medidas provisórias que, além da retirada de direitos dos trabalhadores também foram MPs que atacavam a organização e a representatividade dos sindicatos e do movimento sindical”, diz. E é a partir dessa perspectiva, que o movimento sindical bancário encara essa nova forma de organização dos trabalhadores que foi antecipada pela necessidade de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

A participação no Congresso virtual é restrita aos delegados, mas discussões podem ser acompanhadas via Youtube. Também haverá retransmissão pela página da FETEC no facebook (acesse https://www.facebook.com/fetecpr/).

Confira a programação completa:

08h30      Início do Credenciamento
09h00      Aprovação do Regimento Interno do XII Congresso da FETEC-CUT/PR
09h30     Abertura Oficial do XII Congresso da FETEC-CUT/PR
09h55      Abertura do prazo de inscrição de chapa(s)
10h00      A comunicação com a categoria bancária pós-pandemia – convidada: Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
11h00      Apresentação da prestação de contas pela Secretaria de Administração e Finanças, relato do Conselho Fiscal e apreciação da plenária
11h25      Encerramento do prazo de inscrição de chapa(s)
11h30      Reforma Estatutária – apresentação e votação
12h00      Eleição e posse da nova direção da FETEC-CUT/PR para o quadriênio 2020 – 2024
13h00      Balanço de gestão, estratégias e diretrizes para o próximo quadriênio (tese)
13h30      Encerramento do XII Congresso da FETEC-CUT/PR.

Close