fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:13 Sem categoria

FETEC-CUT-PR realizou Seminário sobre o Sistema Financeiro em Umuarama

José Altair: a Fetec quer mobilizar bancários e sociedade para a realização de uma Conferência sobre o Sistema Financeiro

 

Neste sábado, 29/06, foi realizado, no auditório do Hotel Caiuá, em Umuarama, o Seminário Regional sobre o Sistema Financeiro. O evento foi organizado pela FETEC-CUT-PR – Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná –, destinado à participação dos bancários dos sindicatos do Pactu: Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava. O Seminário contou com mais de quarenta participantes, entre dirigentes sindicais e bancários dos sindicatos envolvidos, além de dirigentes sindicais de outras categorias e diversos advogados e advogadas.
Segundo José Altair Monteiro Sampaio, secretário de Assuntos Sócio-Econômicos da Fetec, “o objetivo do seminário é mobilizar os bancários e a sociedade civil para a elaboração de propostas para a regulamentação do sistema financeiro nacional e, ao mesmo tempo, pressionar o governo federal a realizar a Conferência Nacional do Sistema Financeiro, conforme compromisso assumido pela presidenta Dilma Rousseff, em fevereiro deste ano”.
Abrindo os debates, Marthius Sávio Cavalcante Lobato, assessor jurídico da Contraf/CUT, discorreu sobre os Direitos Fundamentais na Constituição Federal, seguido por José Altair Monteiro Sampaio, que fez uma narrativa sobre a história do sistema financeiro.
Após o intervalo para o almoço, concluíram as palestras Pablo Sérgio Mereles Ruiz Diaz, secretário de Políticas Sociais e Estudos Sócio-Econômicos do Sindicato dos Bancários de Curitiba, que falou sobre o contexto atual do Sistema Financeiro Nacional, e Jefferson Toledo Botelho, assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, que palestrou sobre o contexto jurídico do Sistema Financeiro Nacional.
Após as palestras, os participantes do seminário tiveram oportunidade de debater com os palestrantes. Ao final, Neil Emídio Junior, coordenador dos sindicatos do Pactu, fez rápida avaliação do evento. “Reforçamos nosso convencimento de que é necessário regulamentar o sistema financeiro do Brasil e que é essencial uma grande mobilização para que o governo de fato convoque uma conferência sobre o sistema financeiro, para que os trabalhadores e toda a sociedade apresentem suas propostas para uma regulamentação que atenda os interesse do país”, afirmou o dirigente.
Clique aqui para ver as imagens do seminário.

Fonte: Pactu

P. S.: esta foi a segunda oficina realizada sobre este tema. A primeira aconteceu na cidade de Londrina no dia 22 de junho de 2013.

Close