fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:33 Sem categoria

Financiários de Curitiba, Londrina e região fazem Dia Nacional de Luta

Mobilizações em todo o país visam pressionar a Fenacrefi a atender às reivindicações da categoria.

As sedes da BV Financeira localizadas no Centro de Curitiba e em São José dos Pinhais tiveram a abertura retardada até as 11h00 nesta segunda-feira, 22 de agosto. A mobilização integra o Dia Nacional de Lutas dos Financiários e objetiva pressionar a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) a mudar de postura e atender às reivindicações da categoria. Nesta terça-feira, 23 de agosto, há nova rodada de negociação com a Fenacrefi, a partir das 10h00, em São Paulo.

Financiários de Curitiba e região fazem Dia Nacional de Luta
(Foto: SEEB Curitiba).

De acordo com Katlin Salles, secretária do Ramo Financeiro do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, nas negociações, os patrões vem demostrando suas intenções de suprimir direitos e garantias com a finalidade de explorar ainda mais a mão-de-obra. ”O Dia Nacional de Luta vem no sentido de informar que este não é o caminho correto”, afirma. “Os financiários, a cada dia que passa, têm sobrevivido a um estado de exploração crescente, com metas abusivas e constante terceirização, além de jornadas exaustivas, com salários reduzidos e condições de saúde e trabalho precários”, acrescenta.

Negociações
No último dia 02 de agosto, a Fenacrefi apresentou proposta de reajuste de 7,86% para as cláusulas econômicas (correspondente a 80% do INPC de 9,83%, referente a junho de 2016). O índice está muito aquém da reivindicação dos financiários, de reposição da inflação mais 5% de aumento de real, e foi rejeitado, pelos representantes dos trabalhadores, na própria mesa de negociação.

Leia mais:

Fenacrefi propõe 7,86% de reajuste e financiários rejeitam

Renata OrtegaSEEB Curitiba, com Contraf-CUT

==================================

Sindicato de Londrina mobiliza funcionários da BV Financeira no Dia Nacional de Luta

Reunião com os financiários em Dia Nacional de Luta

22/08/2016

A diretoria do Sindicato de Londrina se reuniu nesta segunda-feira (22) com os funcionários da BV Financeira para marcar o Dia Nacional de Luta dos trabalhadores deste ramo, como forma de pressionar a Fenacrefi (Federação Interestadual de Empresas de Crédito e Financeiras) a apresentar uma proposta melhor em relação às reivindicações.

Segundo Lupinha Moretto, diretor do Sindicato de Londrina, na última rodada de negociação, realizada no dia 2 de agosto, as empresas ofereceram um reajuste de 7,86%, índice bem inferior à inflação medida no mês de junho, data base da categoria, que ficou em 9,83%. “Os financiários reivindicam a reposição total da inflação mais 5% de aumento real, como forma de manter o poder de compra dos salários”, explica.

Lupinha lembra que a grande maioria das financeiras pertencem aos bancos e não têm motivos para reclamar da crise, pelo contrário.

 

 

Fonte: Seeb Londrina

Close