fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:47 Sem categoria

Fórum Intersindical Saúde – Trabalho – Direito auxilia na formação em Saúde do Trabalhador

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT a formação política dos trabalhadores é ponto crucial na luta em defesa da saúde

13/12/2016

Ilustração

Ilustração

Para dar visibilidade à saúde do trabalhador, a Contraf-CUT tem participado das temáticas abordadas do Fórum Intersindical Saúde – Trabalho – Direito, um espaço aberto e democrático de reflexão e difusão de conhecimentos. O Fórum é uma iniciativa conjunta de várias instituições acadêmicas, sindicatos de trabalhadores e dos Cerest (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador), aberto à participação de todos os interessados nas temáticas abordadas e na luta pela saúde do trabalhador.

O Brasil sofreu um golpe político que visa o desmonte do Estado e a implantação do projeto neoliberal. O Estado mínimo não garante políticas de proteção à classe trabalhadora. Portanto, não é difícil concluir que a saúde do trabalhador irá pagar a conta de mais uma crise política, econômica e social.

Segundo o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, ampliar esta rede de informações e enfrentamento se faz necessário. Por isso, o Fórum Intersindical é de suma importância, pois unifica a classe trabalhadora, independente da força política a qual representa.

“A luta em defesa da saúde dos trabalhadores é uma luta permanente, que é moldada pela relação conflituosa entre o capital e o trabalho, passando pela garantia de melhores condições de trabalho, pela democratização das relações de trabalho e garantindo aos trabalhadores e seus representantes ampla participação nas políticas de saúde, inclusive com direito de decisão. Entretanto, a formação política dos trabalhadores é ponto crucial para que a luta em defesa da saúde e dos direitos sociais tenha efetividade nos ambientes de trabalho e na vida das pessoas. Esse é um papel que o Fórum Intersindical Saúde – Trabalho -Direito cumpre e nos ajuda a fortalecer a luta em defesa da saúde dos trabalhadores perante o patronato”, destacou Walcir.

A edição de dezembro do Boletim do Fórum Intersindical Saúde – Trabalho – Direito já está disponível e traz uma entrevista com a Dra. Maria Maeno falando de sua trajetória na luta em defesa da saúde dos trabalhadores.

Leia aqui o Boletim na íntegra.

Agenda

A próxima reunião do Fórum Intersindical de Formação em Saúde – Trabalho – Direito (FIS) será no dia 21 de dezembro deste ano, às 9h, Prédio da Expansão da FIOCRUZ, localizado na Av. Brasil, nº 4036, sala 905, Manguinhos – Rio de Janeiro (direção Zona Norte).

Fonte: Contraf-CUT

Close