fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:38 Sem categoria

Fórum paritário discute condições de trabalho na Caixa nesta quarta

Um fórum paritário, integrado por representantes dos empregados e da Caixa Econômica Federal, se reúne nesta quarta-feira (27), em Brasília, para discutir questões relacionadas à estrutura física e instalações de agências, jornada de trabalho, assédio moral e metas abusivas, entre outros problemas.

Estarão em debate, por exemplo, se o número de empregados nas unidades está adequado, se as agências estão estruturadas para assegurar bom atendimento à população ou se todos os trabalhadores têm chances iguais para evoluir na carreira.

Outra comissão paritária, constituída para tratar exclusivamente do Processo Seletivo Interno (PSI), fará reunião em data ainda a ser agendada. Caberá a essa comissão debater critérios claros e objetivos para a ascensão profissional.

Os dois fóruns são conquistas da vitoriosa Campanha Nacional 2013, quando os trabalhadores dos bancos públicos e privados tiveram que recorrer a uma greve de até 26 dias para fazer valer suas reivindicações.

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira, considera que esses fóruns são oportunos e visam à busca de soluções para os problemas que afetam o dia a dia dos empregados nas agências.

Ele afirma que o movimento nacional dos empregados defende que uma nova unidade só passe a funcionar com dotação correta de empregados, levando-se em conta a região em que for instalada e possível demanda, para evitar sobrecarga de trabalho desnecessária. “É preciso que, nesse caso, haja acompanhamento constante e estruturação dos setores de logística para que não ocorram mais casos de quebra de aparelhos de ar-condicionado em pleno verão”, observa Jair, que também é vice-presidente da Fenae.

Em relação ao PSI, Jair considera importante aprimorar o processo seletivo interno para acabar com as indicações. A luta, segundo ele, é para que todos os empregados tenham oportunidades iguais para preencher os cargos.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae

Close