fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:07 Sem categoria

Greve dos bancários chega ao 21º dia com silêncio dos banqueiros

Em Curitiba e região, estão paralisadas as atividades de 87% da categoria


Com 21 dias de greve, banqueiros mentém silêncio. Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba

A greve nacional dos bancários foi deflagrada no dia 06 de setembro, completando 21 dias nesta segunda-feira (26). Desde o início da paralisação, foram realizadas três reuniões de negociação entre os representantes dos trabalhadores e dos banqueiros, mas somente na primeira delas foi apresentada proposta. Nas outras duas, somente enrolação. E desde o dia 15 de setembro, a Fenaban, entidade patronal, se mantém em silêncio diante do fortalecimento da greve da categoria, que cresce a cada dia, mesmo diante de ofensivas nos bastidores que tentam burlar o direito de greve dos bancários.

“Lamentamos profundamente o silêncio e o descaso da Fenaban, que ignora seus trabalhadores e seus clientes. Resistiremos até conquistarmos um acordo que contemple os anseios da categoria”, afirma Elias Jordão, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região. Elias é membro do Comando Nacional dos Bancários e participa das negociações.

Em Curitiba e região metropolitana, base do Sindicato, estão paralisadas as atividades em 380 agências bancárias, entre elas 5 financeiras, que iniciaram greve nacional dia 12 de setembro. A greve também atinge 11 centros administrativos, contempla todos os locais de trabalho dos bancos públicos e avança nos bairros e cidades mais distantes da região metropolitana também nos bancos privados. A estimativa é que 15,8 mil bancários estejam em greve.
Para fortalecer a mobilização, o Sindicato realiza periodicamente assembleias de organização da greve, em que os bancários podem utilizar o espaço para denunciar práticas abusivas dos bancos contra a paralisação e, ainda ampliar os locais de avanço da greve na base.
As denúncias também podem ser encaminhadas de forma anônima, via site, e o Sindicato publicou orientações para coleta de provas pelos trabalhadores. Confira aqui como proceder.
Diante do silêncio da Fenaban sobre a retomada das negociações, o Comando Nacional dos Bancários vai permanecer reunido nesta tarde, em São Paulo, caso haja boa vontade dos banqueiros em dialogar com os trabalhadores.
“Com 21 dias de greve, o Comando está reunido na sede da Contraf, em São Paulo, para avaliar o movimento até o momento e alinhar nacionalmente as estratégias para os próximos dias caso a Fenaban não aceite negociar ou não apresente uma nova proposta minimamente decente e condizente com a dedicação dos trabalhadores na geração do lucro dos bancos”, finaliza Elias Jordão.
O Comando encaminhou um ofício à Federação patronal informando o plantão em São Paulo para a retomada da negociação.

Paula PadilhaSEEB Curitiba

Close