fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 01:09 Sem categoria

HOJE É DIA DE MOBILIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO

A greve nacional dos trabalhadores bancários continua nesta quinta-feira

Hoje, 01 de outubro, tem negociações, a geral com a Fenaban e a específica coma CAIXA.

Com greve crescendo, bancários esperam proposta da Fenaban nesta quinta. Ao completar uma semana, a greve nacional dos trabalhadores bancários atinge 6826 agências em todo país.

O Comando Nacional dos Bancários retoma as negociações com a Fenaban nesta quinta-feira 01 de outubro, às 10 horas, no oitavo dia da greve nacional da categoria por aumento real de salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) mais justa, valorização dos pisos salariais, proteção ao emprego, contratação de mais bancários e melhoria nas condições de saúde, de segurança e de trabalho, com a implementação de políticas de combate ao assédio moral e às metas abusivas.

Nesta quarta-feira 30, sétimo dia da greve, 6.826 agências foram paralisadas nos 27 Estados e no Distrito Federal, um crescimento de 6,7% em relação à terça-feira e de 137% comparado com o primeiro dia, quando 2.881 agências foram fechadas em todo o país.

“O fortalecimento da greve mostra que aumenta a indignação dos bancários com a proposta rebaixada apresentada pelos bancos, que prevê 4,5% de reajuste, o que apenas repõe a inflação do período, e uma PLR menor do que a do ano passado”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. “É muito grande a expectativa de que a Fenaban traga uma proposta na negociação desta quinta que atenda às reivindicações dos trabalhadores e ponha fim à greve”, acrescenta.

Avanços no BB

Na retomada das negociações das questões específicas do Banco do Brasil realizadas nesta quarta-feira 30, o BB avançou em algumas reivindicações do funcionalismo: anunciou a contratação de três mil novos funcionários até 2010 e a criação de comitês de ética nos 26 Estados e no Distrito Federal com representação eleita pelos bancários, visando combater o assédio moral e “outros desvios comportamentais”.

O BB também propôs, na reunião realizada em São Paulo, manter o modelo de PLR em vigor e condicionou a discussão de outras reivindicações ao resultado da rodada de negociação que será realizada com a Fenaban nesta quinta-feira. Nova rodada de conversação com o BB será mantida pelo Comando Nacional dos Bancários após a reunião com a Fenaban.

Também nesta quinta-feira, às 15 horas, em São Paulo, será retomado o processo de negociação das reivindicações específicas com a Econômica Federal.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

===================================================

Greve supera número de agências fechadas do ano passado

Mais de 250 agências paralisadas e cerca de 12,8 mil bancários parados. Números comprovam união e mobilização da categoria.

Enquanto aguardam ansiosos por uma nova proposta, que poderá ser apresentada pela Fenaban na mesa de negociação agendada para amanhã (1), os trabalhadores bancários de Curitiba e região continuam aderindo ao movimento grevista. Na manhã desta quarta-feira (30), 256 agências da capital paranaense e da região metropolitana estão fechadas – aproximadamente 58% do total de agências da base do Sindicato. A entidade estima que mais de 12,8 mil bancários estejam de braços cruzados no sétimo dia de greve.

Apesar do interdito proibitório conseguido pelo HSBC – que proíbe a interferência do Sindicato nos quatro centros administrativos –, um grande número os trabalhadores do banco inglês se mantém em greve. Os centros administrativos da Caixa Econômica (Sede 1 e Sede 2) e do Banco do Brasil (Central de Suporte Operacional, Central de Atendimento em São José dos Pinhais, unidades da Tiradentes e Portão) também permanecem com os portões cerrados.

Números crescentes – Nos sete primeiros dias da greve nacional dos bancários, a adesão ao movimento em Curitiba e região tem aumentado gradativamente. No primeiro dia, 32% das agências fecharam. Ontem (29), este número subiu para 52%. E nesta quarta-feira (30), a quantidade de agências fechadas em Curitiba e região já supera as estatísticas de 2008, alcançando 58% de adesão. Praticamente todas as unidades dos bancos públicos estão paralisadas.

“Conforme as estatísticas comprovam dia após dia, a mobilização dos bancários só tem aumentado. E que os banqueiros fiquem cientes de que a categoria só irá encerrar o movimento grevista após a negociação de uma proposta digna, que contemple aumento real, garantia de empregos e uma PLR mais justa, além de melhores condições de trabalho”, avalia Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

No Paraná – Foram 503 agências fechadas no estado na base dos sindicatos filiados a FETEC-CUT-PR. No total, foram 21 agências fechadas em Apucarana e região, 27 em Arapoti e região, 15 em Campo Mourão e região, 25 em Cornélio Procópio e região, 25 em Guarapuava e região, 50 em Londrina e região, 21 em Paranavaí e região, 16 em Toledo e região e 49 agências fechadas em Umuarama e região.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

=====================================

MOBILIZAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ É CRESCENTE

Confira a quantidade de locais paralisados pela greve dos trabalhadores bancários no Estado do Paraná:

– NAS BASES SINDICAIS FILIADAS À CUT

Além de Curitiba e Região (256 agências paralisadas) conforme dados descritos anteriormente, temos as seguintes paralisações das atividades (números apurados às 16 horas de 30/09/2009):

1) em Apucarana e Região, 21 agências;
2) em Arapoti e Região, 25 agências;
3) em Campo Mourão e Região, 15 agências;
4) em Cornélio Procópio e Região, 23 agências;
5) em Guarapuava e Região, 27 agências;
6) em Londrina e Região, 50 agências;
7) em Paranavaí e Região, 21 agências;
8) em Toledo e Região, 16 agências; e
9) em Umuarama e Região, 49 agências.

Ao todo, nas bases sindicais da FETEC-CUT-PR, o movimento grevista alcançou a adesão de mais de 16 mil trabalhadores que atuam em 503 agências e 10 centros administrativos.

Parabéns, a todas as trabalhadoras e a todos os trabalhadores bancários paranaenses que se somam a este movimento nacional. O resultado, certamente, será a colheita de bons frutos!

FETEC-CUT-PR.

Close