fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:27 Sem categoria

IBGE lança publicação com dados e análises sobre o Brasil

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os problemas que o país enfrenta nas áreas de educação, saúde e infraestrutura são apontados no livro Brasil em Números 2013: Dados e Análise sobre o País, lançado hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Museu de Arte Moderna de Salvador, na Bahia. São 23 temas analisados a partir dos dados mais recentes disponíveis, com reflexões atuais feitas por professores de diversas instituições do país. A publicação bilíngue é anual e também traz dados que corroboram a consolidação do país como nova potência econômica e ajudam a compreender a sua nova posição no cenário internacional.

O gerente de Relações Institucionais do IBGE, David Montero, explica que os avanços podem ser percebidos em todos os capítulos, mas nas análises relativas aparecem gargalos a ser superados. “A gente tem problemas na parte de educação, na qual os índices de graduandos e de matrículas precisam acompanhar o desenvolvimento econômico e crescimento da população, a situação de transportes, a energia, a parte de infraestrutura e a parte de saúde. Tudo isso tem que ser visto de forma integrada para que a população possa realmente gozar das evoluções que tem sido conquistadas no campo econômico”.

Na educação, a análise aponta que diminuiu o analfabetismo e cresceu a média de anos de estudo, mas a qualificação não acompanha a demanda tecnológica e é preciso fortalecer a permanência na escola.Quanto a saúde, permanece a ineficiência do Sistema Único de Saúde e (SUS) e ainda registram muitos casos de malária, febre amarela e, principalmente, de dengue.

Na infraestrutura, apesar de o Brasil ter capacidade instalada de 86 gigabyte (GB) de eletricidade e produzir 2 milhões de barris de petróleo por dia, segundo dados de 2011, a oferta per capita é baixa. Além disso, a demanda por energia cresceu 2,2% de 2010 para 2011, enquanto a oferta subiu 1,3%.

No transporte, matriz tanto de carga como de passageiros é considerada inadequada para os padrões de países desenvolvidos, que usam mais o modal ferroviário. De acordo com o estudo, 37% da malha rodoviária são consideradas de boa ou ótima e a frota de automóveis cresceu de 29,5 milhões, em 2000, para 76,14 milhões, em 2012.

A novidade deste ano foi a inclusão do tema meio ambiente, em que foram analisados a concentração média anual de partículas sólidas na atmosfera, com redução significativa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Apesar de não trazer dados novos, David Montero ressaltou que a publicação é importante para informar qual é a situação brasileira no momento e acompanhar a reflexão que está sendo oferecida por cada especialista, em uma forma do IBGE devolver para a sociedade o resultado dos dados de pesquisas conjunturais e estruturais.

“O principal diferencial da obra é que, com a contribuição desses professores, a população, os leitores, vão ter a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o tema e pensar, até mesmo para um futuro, como é que vai ser, como vai acontecer, como o Brasil vai se comportar em cada uma dessas áreas de conhecimento”, disse.

Todos os livros da série Brasil em Números, publicada desde 1992, estão disponíveis no site http://biblioteca.ibge.gov.br/d_detalhes.php?id=72.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Notícia colhida no sítio http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-15/ibge-lanca-publicacao-com-dados-e-analises-sobre-brasil

================================

Brasil em números 2013: dados e análise sobre o país

Trazendo a análise de 24 professores-pesquisadores sobre os temas que apresenta, está sendo lançada, hoje, (15/08/2013), com um evento em Salvador (BA), a edição 2013 do livro Brasil em números/Brazil in figures, publicação anual bilíngue do IBGE, ilustrada, neste ano, com imagens de obras de arte do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA, parceiro do IBGE no trabalho. O livro, de 392 páginas, reúne informações sobre o território nacional, características demográficas e socioeconômicas da população, Contas Nacionais, atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços, finanças, comércio exterior, ciência e tecnologia e estatísticas básicas do governo. Inclui dados comparativos do Brasil com outros países e, pela primeira vez, dedica um capítulo ao tema do meio ambiente.

São, ao todo, 23 temas desenvolvidos a partir das informações mais recentes das estatísticas do IBGE e, em alguns setores, também de fontes externas, a exemplo dos Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Previdência Social, Saúde e Turismo, além da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Banco Central do Brasil, Tribunal Superior Eleitoral e Agência Nacional de Aviação Civil. Os dados do IBGE são oriundos das seguintes pesquisas: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pesquisa Industrial Mensal, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (INPC-IPCA), Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, Pesquisa Anual de Comércio, Contas Regionais do Brasil e Sistema de Contas Nacionais. O conjunto de dados está distribuído por 87 tabelas e 61 gráficos, mais alguns mapas e um quadro.

O lançamento de Brasil em números/Brazil em figures (volume 21) acontece no Palácio da Aclamação, construção histórica tombada pelo Instituto de Patrimônio Artístico-Cultural da Bahia, no Campo Grande, no centro de Salvador (Av. Sete de Setembro, 1330), a partir das 18h:30. A apresentação do trabalho pelo IBGE será precedida pela exposição de alguns autores da análise crítica dos temas abordados: Prof. Dr. Moacir Tinoco, da Universidade Católica da Bahia, Profa. Dra. Cláudia Sá de Andrade e Prof. Dr. Washington José de Souza Filho, ambos da Universidade Federal da Bahia.

A publicação pode ser acessada pelo link http://biblioteca.ibge.gov.br/d_detalhes.php?id=72
O livro também pode ser adquirido na Loja Virtual do IBGE:

http://loja.ibge.gov.br/informacoes-gerais/brasil-em-numeros-brazil-in-figures-2013.html

Acadêmicos fazem reflexão sobre a obra

Os textos críticos de introdução aos capítulos do livro são assinados por especialistas nas áreas elencadas. Todos os autores desses artigos são profissionais atuantes, vinculados a instituições de renome no campo acadêmico, universidades e centros de pesquisa de várias regiões do país. Sua participação aprofunda e dissemina a reflexão sobre a conjuntura brasileira nas mais diversas áreas de conhecimento.

A seguir, a relação de temas e respectivos articulistas do Brasil em números 2013: Uma breve história do Brasil – Oswaldo Munteal Filho (UERJ-Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/FGV), Território – Claudia Robbi Sluter (UFPR-Departamento de Geomática, População – Ricardo Ojima (UFRN-Departamento de Demografia e Ciências Atuariais), Habitação – Tomas Antonio Moreira (PUC-Campinas,Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia), Saúde – Anthony Érico da Gama Guimarães (FIOCRUZ-Departamento de Ciências do Movimento Humano), Previdências Social – José Antonio Savaris (TRF-PR-Escola de Magistratura Federal), Educação – Cláudia Maria Mendes Gontijo (UFES-Departamento de Educação), Trabalho – Claudia Sá Malbouisson de Andrade (UFBA-Departamento de Economia), Participação Política – João Feres Júnior (IESP/UERJ-Instituto de Estudos Sociais e Políticos), Preços – José Cézar Castanhar (FGV-RJ-Departamento de Economia), Contas Nacionais – José Luís da Costa Oreiro (UNB -Departamento de Economia), Agropecuária – Mauro Eduardo del Grossi (UNB-Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural), Indústria – Mario Sérgio Salerno (USP-Produção Politécnica), Energia – Carlos Barreira Martinez (UFMG-Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos), Comércio – Luis Claudio Kubota (IPEA-DF -Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Transportes – Archimedes Azevedo Raia Junior (UFSCAR-Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), Turismo – Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP-Departamento de Geografia), Comunicações – Washington José de Souza Filho (UFBA-Faculdade de Comunicação), Finanças – Jose Roberto Ferreira Savoia ( USP-Finanças), Comércio Exterior – Álvaro Barrantes Hidalgo (UFPE-Faculdade de Economia), Ciência e Tecnologia – José Henrique de Lima Correa Dieguez Barreiro (MCT-Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação/Secretaria de Política de Informática), Governo – Aleksandra Pereira dos Santos (MJ – Ministério da Justiça/Coordenação Geral de Recursos Humanos), Meio Ambiente – Moacir Santos Tinoco (PUC-BA-Centro de Tecnologia e Conservação Animal).

Arte e Cultura enriquecem a informação estatística

Marcando o viés cultural do trabalho, a obra “Cabeças”, conjunto de esculturas em ferro fundido, do artista plástico Caetano Dias (Feira de Santana -BA, 1959), é a primeira das 24 imagens cedidas pelo MAM-BA para o livro. Assinam essas obras de arte: Lênio Braga, Calazanas Neto, Sante Scaldaferri, José Guimarães, Renina Katz, Rubem Valentim, Vauluízo Bezerra, Paulo Pereira, Almandrade, Mestre Didi, José de Dome, Yuri Sarmento, Juarez Paraíso, Florival Oliveira, Jenner Augusto, Agnaldo dos Santos, além de Caetano Dias. Os autores são originários de lugares diversos da Bahia e ainda de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe. Acima, reprodução do óleo sobre tela “O tutor”, de Sante Scladaferri (Salvador – BA, 1928).

Comunicação Social
15 de agosto de 2013

Notícia colhida no sítio http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2447

Close