fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:51 Sem categoria

Melhoria das relações de trabalho nos bancos vai a debate

Clausula 57ª vai a Debate dia 15/02 em São Paulo

Nova cláusula trará impacto no desenvolvimento de programas que se relacionam à saúde.
A cláusula 57ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2015/2016), que dispõe sobre o desenvolvimento de programas para a melhoria contínua das relações de trabalho nos bancos, é um dos temas da mesa bipartite de saúde que será retomada com a Fenaban, no dia 24 de fevereiro. Antes do encontro com os bancos, porém, a Contraf-CUT realiza, na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, das 10 às 17h, um seminário nacional para discutir o tema no Auditório da Contraf-CUT, em São Paulo.
A nova cláusula representa uma importante conquista da categoria bancária em 2015, depois de 21 dias de greve. O encontro, na sede da Confederação, em São Paulo, será voltado para coordenadores das COES, integrantes do Coletivo Nacional de Saúde e do Comando Nacional, mas está aberto a todos os dirigentes sindicais. A diretora e secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, Ana Fideli, irá participar dos debates.
O processo negocial com a Fenaban em 2015 foi marcado por intensos debates a respeito da imposição de metas abusivas e o risco que representam para a saúde dos trabalhadores em todo o país. Pela primeira vez, as instituições bancárias reconheceram excessos na cobrança de metas e aceitaram negociar as soluções visando a melhoria das relações e das condições de trabalho dentro dos bancos.
Instituição de comissão paritária nos bancos
A cláusula 57ª determina que a Fenaban institua, em cada banco, uma comissão paritária, constituída por representantes das COE’s (Comissão de Organização dos Empregados), da Contraf-CUT e do empregador, para acompanhamento e implementação de políticas que intervenham nos ambientes de trabalho, com objetivos de melhorar as relações e condições de trabalho.

Fonte: Fenae

Close